CDHU retira 20 famílias de barracos

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 28 de julho de 2004

qua, 28/07/2004 - 9h01 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de São Vicente

Vinte famílias foram removidas ontem de barracos localizados na Favela México-70, em São Vicente, por equipes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU). A operação mobilizou 90 homens, sendo 40 da Guarda Municipal e 50 da Polícia Militar (PM), sem contar as equipes da Secretaria Municipal das Administrações Regionais (Sear) e da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi).

Das 20 famílias, 12 foram encaminhadas para unidades do conjunto que a CDHU já concluiu no local. Outras oito não cadastradas pelo órgão foram levadas para abrigos provisórios.

Segundo o advogado e assessor técnico da Prefeitura, Tárcio Coutinho, a desocupação dos barracos aconteceu em clima de tranquilidade, porque a maioria dos ocupantes havia sido comunicada com antecedência. ‘‘A maior parte foi encaminhada para os prédios novos. E passará a viver uma nova realidade, bem melhor do que aconteceu até agora’’.

Em alguns casos, houve resistência dos ocupantes. ‘‘Um deles já possuía um apartamento no conjunto de prédios, mas preferiu alugá-lo e permanecer em seu barraco antigo’’, explicou Coutinho.

Dez caminhões da Prefeitura foram disponibilizados para fazer o transporte dos móveis e demais pertences dos moradores dos barracos.

Segurança

Apesar do aparente clima de tranquilidade, tanto a PM como a Guarda Municipal permaneceram no local durante o tempo todo, para garantir a segurança das equipes.

‘‘Não foi preciso usar de força para retirar as famílias. Mas, a permanência delas ali iria impedir a CDHU de dar continuidade à expansão do projeto habitacional’’, assinalou o comandante da Guarda Municipal, José Carlos Benfato.