CDHU e ONG realizam trabalho de arte e educação com jovens

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 1º de setembro de 2006

sex, 01/09/2006 - 11h38 | Do Portal do Governo

ONG Casa do Zezinho começa na segunda-feira trabalho de arte e educação com jovens do bairro da Zona Leste, onde a CDHU desenvolve um projeto de urbanização

LUANDA NERA, luanda.nera@grupoestado.com.br

Na próxima segunda-feira começa a tomar forma um projeto de revitalização urbana que é exemplo de parceria bem sucedida entre governo, empresas privadas e Terceiro Setor. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a ONG Casa do Zezinho estão desenvolvendo um projeto de arte-educação voltado a crianças e adolescentes da comunidade de União de Vila Nova, na Zona Leste da Capital. O bairro está sendo urbanizado pelo governo do Estado, com um investimento total de R$ 198,4 milhões. O projeto “Arte de União” começa na próxima semana com a realização de oficinas de arte em mosaico.

Uma das etapas do trabalho prevê a revitalização do túnel de entrada da comunidade, que será rebatizado de “Portal da União de Vila Nova”. Técnicos sociais da Casa do Zezinho e jovens da comunidade serão os responsáveis pela arte e utilizarão técnicas de mosaico.

“É um túnel estreito, escuro, por onde as crianças passam para ir à escola. Sempre foi o símbolo da exclusão social, já que separa uma região sem asfalto, saneamento e iluminação pública. A idéia é que ele se torne um símbolo da recuperação do local”, justifica Saulo Garroux, coordenador de arte da Casa do Zezinho.

Ele conta ainda que a ONG tem como um dos focos a relação entre os conjuntos habitacionais e a vida da população. E que, por isso, acompanha as políticas públicas voltadas à urbanização. “Estimulamos que as pessoas se relacionem com o local em que vivem da melhor forma possível”, completa.

Viviane Frost, superintendente de projetos sociais da CDHU, lembra que o trabalho pretende tornar a população protagonista de sua história no bairro: “A arte e o embelezamento são fundamentais para criar referências culturais na comunidade. Faz a juventude criar vínculos, participar.”

O projeto “Arte de União” também está mobilizando as escolas da região. Os profissionais da Casa do Zezinho já estão treinando professores de 5 instituições, para que reproduzam o conhecimento artístico para os alunos. “As escolas estão entusiasmadas. Por meio delas vamos garantir a multiplicação e a conservação do trabalho”, conclui Viviane Frost.

O mosaico do Portal terá como tema a biodiversidade que caracterizava a região, antes de ser habitada. O novo muro deve ficar pronto até o final de setembro, mas o projeto prosseguirá revitalizando praças e ruas do bairro.