Catarata leva cerca de 8 mil ao HC

Diário de S.Paulo - Domingo, 7 de novembro de 2004

seg, 08/11/2004 - 16h38 | Do Portal do Governo

SANDRA MOTTA

Fila começou a se formar já na noite de sexta-feira, mas todos os que chegassem entre 7h e 12h de ontem seriam atendidos

Cansado, mas aliviado e feliz. Assim se sentia ontem o trabalhador rural aposentado Valdemar Gomes, de 70 anos. No começo de outubro ele saiu de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, viajou mais de 24 horas de ônibus para desembarcar na Capital paulista. Seu objetivo era um só: achar solução para o problema em um dos olhos que o incomoda há anos, o que conseguiu ao ser atendido ontem na campanha de catarata, no Hospital das Clínicas, cuja estimativa era atender em um só dia cerca de 8 mil pessoas.

Gomes acabou virando a noite em frente ao hospital, em companhia de um parente. “Estou cansado, mas valeu a pena. O atendimento dos médicos foi ótimo”, declarou. “Chegamos ao hospital perto das 22h de sexta-feira é já havia umas 60 pessoas na fila. Depois ficamos sabendo que não era preciso ter passado a noite, pois todo mundo que chegasse entre 7h e 12h de hoje (ontem) seria atendido. Talvez tenha faltado um pouco mais de organização, de informação. Eles fizeram vários exames, diagnosticaram a catarata no olho esquerdo. E já estamos com a cirurgia marcada, de graça, para o dia 25”, relatou a professora Antonieta Amorim, neta do aposentado.