Casos de meningite caem 25% em SP

Diário de S. Paulo - Domingo, 18 de julho de 2004

seg, 19/07/2004 - 9h35 | Do Portal do Governo

O número de mortes também vem diminuindo neste ano. Foram registrados 299 óbitos até o mês passado, contra 451 no mesmo período de 2003

Jaqueline Falcão

O número de casos de meningite no estado de São Paulo caiu 25% neste primeiro semestre, comparando com o mesmo período de 2003. Até agora, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados 3.486 casos. No ano passado, eram 4.614 doentes.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e pode ser causada por microorganismos virais ou bacterianos. Os sintomas mais freqüentes são febre alta, dor de cabeça forte e rigidez na nuca, náuseas e vômitos. Uma das bactérias causadoras é o meningococo, que transmite a doença pelo ar.

Segundo o responsável pela Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva, a pessoa deve procurar um médico ao sentir febre e dor de cabeça. ‘A melhor maneira de prevenir a doença é diagnosticá-la cedo’, afirma Silva.

O número de mortes também têm caído. De janeiro a junho, foram 299 mortes. No ano passado, 451 pessoas morreram no mesmo período. Desde 1999, há vacina gratuita nos postos de saúde contra o hemófilo B, uma das bactérias causadoras da meningite em crianças menores de cinco anos. A vacinação contra a meningite C (meningococo) é indicada para controle de surtos.

Jacintho da Silva explica que hoje, no mundo, há casos de meningite tipos B e C. ‘Entre o final da década de 80 e a de 90 tivemos um aumento de meningite por meningococo B em São Paulo. No final dos anos 90, começou a cair. Há cinco anos, a meningite vem caindo em São Paulo. Claro que as infecções respiratórias propiciam a ocorrência de meningite, mas até agora nenhuma cidade teve epidemia’, explica Silva.