Casos de dengue têm queda de 85% em SP

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

qui, 06/01/2005 - 8h57 | Do Portal do Governo

Secretaria alerta que ainda há riscos

Roberta Rodrigues

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou ontem uma grande queda dos casos de dengue no estado de São Paulo, mas alerta que ainda existe risco de epidemia. No ano passado foram registrados 3.023 casos contra 20.361 em 2003. A redução foi de 85%. Dos 645 municípios do estado, 47 registraram casos da doença. De acordo com o coordenador da superintendência de controle de endemias da secretaria, Luiz Jacintho da Silva, “a redução é o resultado de um trabalho conjunto do Governo do estado, das prefeituras e da sociedade civil”.

Ele acrescenta que é um trabalho de anos que está dando certo. “Estamos reduzindo os números desde 2000. Mas não podemos parar o trabalho. É preciso continuar para que as pessoas não achem que o problema está resolvido”, explicou.

Silva alerta que os casos da doença estão em queda, e não a proliferação dos mosquitos. “A quantidade de mosquitos é alarmante”. A secretaria pede que as pessoas não deixe de tomar os cuidados necessários para combater o inseto, como manter caixas d’água cobertas, vasos com terra e pneus furados. “O risco maior está no Litoral Norte e na Baixada Santista. Apesar da queda nesses lugares, eles ainda precisam de atenção”, disse Silva.

De acordo com ele, dos 3.023 casos registrados no estado, 1.368 foram diagnosticados na Baixada Santista. Ele reiterou que é preciso manter as campanhas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo para que a situação não seja revertida. “Se o trabalho não for mantido corremos o risco de uma nova epidemia”, afirmou.