Casa nova para moradores de cortiços

Jornal da Tarde - Cidades - Sexta-feira, 24 de setembro de 2004

sex, 24/09/2004 - 11h37 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CDHU entrega amanhã 200 apartamentos para moradores de cortiços na região central da Capital. O empreendimento vai beneficiar famílias que viviam em situação precária em 24 cortiços do Centro – 20 deles localizados no Brás, dois na Bela Vista, um no Bom Retiro e outro no Pari.

Ao todo, 350 famílias serão beneficiadas: 200 vão para o novo conjunto habitacional e 150 devem receber cartas de crédito. O valor do financiamento e das prestações variam de acordo com a renda familiar de cada morador. Todos estão recebendo subsídio de R$ 14 mil, que garante o acesso ao programa habitacional. Na seleção dos cortiços no Brás, foram priorizados os imóveis com infra-estrutura mais precária, superlotados e os que estavam próximos a outros cortiços.

A CDHU analisa a possibilidade de adquirir alguns desses imóveis para a construção de outros empreendimentos do programa de erradicação de cortiços. De acordo com a companhia, além de oferecer melhores condições de moradia, a iniciativa ajuda no processo de revitalização do Centro.

O Conjunto Habitacional Brás conta com 400 apartamentos. Metade das unidades será destinada a famílias de policiais, por intermédio de convênio entre a CDHU, a Secretaria da Segurança Pública e o banco Nossa Caixa.

A área construída varia de 40 m2 a 48 m2, com um ou dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os prédios possuem ainda elevadores, salão de festas e playgrounds.

Durante a cerimônia de entrega do novo conjunto habitacional, o governador Geraldo Alckmin também assinará o decreto que regulamenta o Programa de Crédito para a Compra de Terra.

Com isso, associações comunitárias de luta por moradias e cooperativas habitacionais poderão receber recursos da CDHU para a aquisição de terrenos destinados à construção de casas populares em regime de mutirão.