Casa e cotidiano na visão de Bechara

O Estado de São Paulo - Sábado, dia 15 de julho de 2006

sáb, 15/07/2006 - 11h23 | Do Portal do Governo

Artista carioca continua seu trabalho sobre tempo e memória na Pinacoteca; Veronica Cordeiro lança dois vídeos

Camila Molina

Para o espaço conhecido como octógono, na Pinacoteca, o artista carioca José Bechara exibe mais um desdobramento de seu projeto A Casa. É, mais uma vez, uma experiência escultórica, como ele diz: uma construção agora formada por quase 50 mesas (a maioria sobre o chão, algumas poucas inclinadas) e entre elas, no centro, aparecem duas cadeiras, uma quase que de frente para a outra. O título da obra lhe confere narrativa: Ok, ok, Let’s Talk (Ok, ok, vamos conversar) – o diálogo proposto se apresenta “distante” e cada um dos interlocutores supostamente “espremidos”, “asfixiados”. Mas a narrativa, de algo tão do cotidiano, é o dado menor sobre esse trabalho: “Antes de tudo é uma experiência estética”, afirma o artista, uma construção de raiz geométrica, matemática, um plano quase monocromático formado, basicamente, pela construção de verticais e horizontais.

Bechara é um pintor, mas desde 2002 vem se dedicando ao projeto A Casa, de caráter escultórico. Como diz, os dois gêneros, pintura e escultura, trazem elementos em comum do ponto de vista simbólico: lidam com questão de tempo e da memória. Por isso, em A Casa, a memória das coisas sempre esteve relacionada com o uso de peças do mobiliário, simbolizando o cotidiano. Em outras obras como versões desse projeto, os móveis já foram arranjados transformando-se numa enorme aranha; já ultrapassaram os limites de uma casa mesmo, saindo de suas portas e janelas; já extrapolaram um cubo de madeira – nessas últimas, simbolizando um tipo de caos. Agora, em Ok, ok, Let’s Talk, há uma “purificação” da forma e até a narrativa pode ser vista como menos violenta, mais sutil. “Eliminei elementos e procedimentos desnecessários. Nela o equilíbrio entre os aspectos formais e simbólicos está mais visível”, afirma o artista, que vem desenvolvendo há dois anos esse trabalho realizado especialmente para o Projeto Octógono, com curadoria de Ivo Mesquita.

Ao mesmo tempo, a artista Veronica Cordeiro lança hoje no museu dois vídeos: Roamless, fruto de experiência nos Estados Unidos, e Caminhada Noturna, a partir de São Paulo. Seus filmes serão exibidos em sessões às 11, 15 e 17 horas.

(SERVIÇO)José Bechara e VeronicaCordeiro. Pinacoteca doEstado. Praça da Luz, 2, 3229-9844. 3.ª a dom., 10 h às 18 h. R$ 4 (sáb. grátis). Até 20/8. Abertura hoje, às 11 h (15/7)