Casa de Pedra será entregue em fevereiro

Diário do Grande ABC - Segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

seg, 19/12/2005 - 18h48 | Do Portal do Governo

Ângela Corrêa

A última etapa do trabalho de restauro dos monumentos da Estrada Velha de Santos, desativada desde 1994 e responsável por abrigar a partir de 2003 roteiros turísticos históricos e ecológicos entre São Bernardo e Cubatão, será entregue em fevereiro de 2006. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin. Entre os sete monumentos restaurados, cinco foram concluídos este mês e inaugurados na manhã de ontem pelo governador. As obras dos edifícios históricos a serem concluídos no próximo ano são o Pouso Paranapiacaba (também conhecido como Casa de Pedra), próximo ao portal do Parque Estadual da Serra do Mar, ainda em São Bernardo, e o Pontilhão da Raiz da Serra. Ambos tiveram obras iniciadas este mês.

Orçado em R$ 1,8 milhão, o projeto de restauro foi patrocinado, em sua primeira fase, por sete empresas. Ontem, Alckmin entregou o Belvedere Circular, o Rancho da Maioridade, as Ruínas do Pouso, o Padrão de Lorena e o Monumento do Pico. Além disso, inaugurou o portal em Cubatão que permite o acesso direto da população da Baixada Santista, já que antes só era possível entrar na rodovia por São Bernardo. A intenção é que a partir de agora possam ser implementados roteiros que partem do litoral. No Brasil, o Projeto Caminhos do Mar, coordenado pela Fundação Energia e Saneamento, entidade sem fins lucrativos, e pelo governo estadual, é o primeiro a manter um pólo de ecoturismo em ambiente de Mata Atlântica.

A obra que demandou mais investimento é justamente a que cuida da restauração do Pouso Paranapiacaba, localizado em São Bernardo. Seu custo é de R$ 1,6 milhão. “O Pouso é deslumbrante e é o maior monumento do projeto, sem dúvida. O restauro é muito importante para o Grande ABC, pois São Bernardo tem avançado no setor do ecoturismo”, afirmou Alckmin, que subiu de Cubatão a São Bernardo para visitar o monumento em obras.

Todos os monumentos ficam em área aberta à visitação. Atualmente, quatro roteiros gratuitos estão em fase experimental, sendo três de descida à pé (um deles oferece retorno em veículo) e um feito inteiramente de microônibus, mas com paradas nos monumentos e nascentes. Os roteiros Ecológico e Histórico II estão temporariamente suspensos.

Normalmente, é necessário agendar o passeio com um mês de antecedência (telefones de contato no quadro). Somente este ano, o trecho, que pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar, recebeu 50 mil visitantes.

História – As construções ao longo da Estrada Velha foram erguidas em 1922, quando se comemorou o centenário da Independência do Brasil. As obras da via duraram de 1913 a 1925, sendo a primeira estrada em toda América Latina a receber pavimentação (concreto).

A via foi o principal acesso ao litoral paulista até 1947, quando a primeira pista da via Anchieta foi aberta. Em 1994, foi fechada. Em abril de 2003 foi reaberto o trecho do Parque Estadual da Serra do Mar.

Roteiros

Histórico I

Como é: caminhada pela Estrada Velha de Santos, passando por cachoeiras e monumentos. Vai até o Cruzeiro Quinhentista, em Cubatão. Retorno de ônibus

Indicação: maiores de 12 anos

Percurso: 8 km

Duração: 4 horas

Operação: de terça-feira a domingo

Grau de dificuldade: 2 (médio; é necessário ter bom condicionamento físico)Histórico II (suspenso)

Como é: percurso a bordo de microônibus pela Estrada Velha de Santos, parando nos monumentos e atrações naturais.

Indicação: para maiores de 8 anos e para quem não quer ou não pode caminhar

Percurso: 8 km

Duração: 3 horas

Operação: de terça-feira a domingo

Grau de dificuldade: 1 (fácil)Roteiro Ecológico (suspenso)

Como é: caminhada em meio à Mata Atlântica, descendo a pé a calçada do Lorena e subindo pela Estrada Caminho do Mar, passando pelos monumentos

Indicação: maiores de 12 anos

Duração: 7 horas

Operação: de terça-feira a domingo

Grau de dificuldade: 3 (difícil; é necessário ter ótimo condicionamento físico)Roteiro Energético

Como é: visita à Usina Hidrelétrica Henry Borden, construída em 1926 e ainda em operação. Requer uso de calças compridas e sapatos sem salto. Capacetes e protetores auriculares fornecidos no local

Duração: 3 horas

Operação: segundas, quartas e sextas

Grau de dificuldade: 1 (fácil)Agendamento pelos tels.: (13) 3372-3307 e (13) 3372-4114