Casa de Detenção vai ser implodida em 8 de dezembro

O Estado de S. Paulo - 20/11/2002

qua, 20/11/2002 - 10h28 | Do Portal do Governo

Três pavilhões serão demolidos para dar lugar a parque; outros serão recuperados

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem que a implosão de três pavilhões da Casa de Detenção, parte do Complexo do Carandiru, será realizada no dia 8 de dezembro, um domingo, às 11 horas. A área, de cerca de 55 mil metros quadrados, que fica na zona norte da capital, será transformada no Parque da Juventude. ‘Decidimos ontem (segunda-feira), na reunião de secretariado, a data da implosão’, disse.

Outros quatro pavilhões serão recuperados e utilizados na realização de cursos de informática, cursos de idiomas, instalação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec), ensino técnico, oficinas culturais e atividades do terceiro setor.

Alckmin afirmou que já foi publicado o edital de instalação do ‘parque contemplativo’, que corresponde à área verde do Parque da Juventude. ‘Só faltava marcar a data da implosão dos três pavillhões’, disse o governador, depois de receber o presidente da região Provence-Alpes-Côte d’Azur, sul da França, para assinar protocolo de intenções.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, o contrato para a construção de dez quadras, pista de skate, vestiários e banheiros deve ser assinado na próxima semana.

A implosão marca o fim da Casa de Detenção, que foi desativada em 15 de setembro. Os últimos 74 detentos foram transferidos do local para penitenciárias do interior do Estado.

Alexandra Penhalver