Casa das Rosas reabre na quinta. Para leitura

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 7 de dezembro de 2004

ter, 07/12/2004 - 8h40 | Do Portal do Governo

Público poderá visitá-la a partir de sexta. A Casa abrigará 35 mil livros do acervo de Haroldo de Campos

Depois de quase dois anos fechada, a Casa das Rosas vai ser reaberta nesta quinta-feira. Agora não será mais um espaço cultural dedicado a exposições artísticas. Virou local de leitura, com 35 mil livros da biblioteca pessoal do poeta e tradutor Haroldo de Campos.

O governador Geraldo Alckmin e a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, participam da reabertura de uma das poucas mansões que sobraram na Avenida Paulista, que agora passa a se chamar Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A casa, que estava com rachaduras e infiltrações, teve reforma em suas partes elétrica e hidráulica e foi adaptada para a nova função – ao custo de R$ 200 mil.

O público poderá verificar as mudanças a partir de sexta-feira, dia 10, quando o espaço será aberto à visitação – funcionará de terça a domingo, das 10h às 18h. No primeiro andar, encontrará o acervo que traz livros raros como as primeiras edições autografadas de obras de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto. E traduções de Haroldo para obras em várias línguas, entre elas inglês, francês, hebraico e japonês.

O acervo do poeta, que morreu em agosto de 2003, servirá apenas para consulta, não será emprestado. Em princípio, nem todas as obras estarão disponíveis, pois precisam ser catalogadas.

Em um dos 30 cômodos da casa, os visitantes verão ainda a reprodução do escritório do poeta. No andar térreo funcionará uma biblioteca circulante, especializada em poesia – esta sim, com empréstimo de livros. A idéia é que o local sirva para lançamentos de livros, saraus literários e encontros com escritores. No futuro, a Secretaria da Cultura pretende transformar a garagem da mansão em um café e uma revistaria.