Casa das Rosas faz panorama da produção latina

O Estado de São Paulo - Quarta-feira, dia 10 de maio de 2006

qua, 10/05/2006 - 10h35 | Do Portal do Governo

Poetas se encontram hoje e amanhã para leituras e lançamentos de livros

Poetas da América Latina se encontram nesta semana na Casa das Rosas. O cubano Efraín Rodríguez Santana inaugura hoje, às 20 horas, o projeto Poeta Residente, que pretende levar, a cada ano, um poeta estrangeiro à morada da poesia na cidade, para apresentar a poesia de seu país ao público e a seus colegas brasileiros. “A idéia é que o poeta fique no País durante um ano e faça uma apresentação a cada mês sobre a poesia de sua terra natal”, explica o diretor da Casa, Frederico Barbosa.

Com um trabalho pautado pela questão da identidade do povo cubano, Santana vai falar sobre a produção de poesia dentro e fora de Cuba, no seminário Poesia Cubana – A Ilha e a Diáspora. Haverá ainda leitura de obras de autores de várias gerações.

Amanhã, o uruguaio Victor Sosa e o argentino Reynaldo Jiménez, que apresentam um panorama de sua produção ao lado dos brasileiros Horácio Costa, Antônio Moura, Luiz Roberto Guedes, dentro do evento Galáxia Barroca, organizado pelo poeta Cláudio Daniel. Ele diz que o encontro celebra a aproximação entre a poesia latina feita em português e em espanhol nos últimos anos. “Durante muito tempo os poetas brasileiros não conheciam a poesia da América espanhola e vice-versa, mas a partir dos anos 90 houve uma certa aproximação, cada vez maior”, explica.

Além do debate, haverá leituras de poesias, em espanhol e português, performances e lançamento de livros. A poesia de Jiménez sai pela primeira vez em português, na antologia Shakti. Sosa lança em português Sunyata. “Em comum, esses poetas têm a linguagem bastante elaborada, com muitas metáforas e vocabulário rico de neologismos que se relacionam com o barroco e o neobarroco. Além disso, coincidentemente, Jiménez e Sosa apresentam influências de várias culturas do Oriente, tudo num mesmo caldo”, observa Daniel.