Casa das Rosas é agora um espaço voltado às letras

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

qui, 20/01/2005 - 9h31 | Do Portal do Governo

Construção abriga a biblioteca do poeta Haroldo de Campos e oferece oficinas

Amanda Romanelli

Referência para exposições de arte contemporânea durante muitos anos, a Casa das Rosas é hoje um espaço para a leitura. Em 9 de dezembro de 2004, foi oficialmente transformada pelo governo estadual no Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

A casa de 30 cômodos, na Avenida Paulista, recebeu toda a biblioteca do poeta, professor, ensaísta e tradutor paulistano, que morreu em 2003, aos 73 anos. A doação foi negociada durante um ano pela família do poeta e a Secretaria Estadual de Cultura, pois havia interesse da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, de adquirir o acervo.

Agora, os 35 mil volumes da biblioteca do escritor estão na casa construída no início do século 20. O visitante poderá encontrar exemplares únicos, como as primeiras edições autografadas de livros do mexicano Octavio Paz, Nobel de Literatura de 1990, e do brasileiro João Cabral de Melo Neto, além de várias obras traduzidas por Haroldo. No local, foi reproduzido o escritório do poeta.

O novo espaço servirá de abrigo, também, para pesquisadores. Uma biblioteca especializada em poesia está à disposição do público, para que os visitantes conheçam melhor o estilo.

Mas o achado da nova Casa das Rosas está nas oficinas de poesia, que começaram a ser oferecidas neste mês. A primeira série de cursos, sobre haicais, criação poética e o poeta português Fernando Pessoa, teve suas vagas esgotadas em uma semana.

A Casa das Rosas, por si só, vale a visita. Construída em 1935, foi projetada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. Tombada há 20 anos pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), é uma das últimas mansões na Avenida Paulista.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso. Tel.: 3251 5271/ 3288 9447. De terça a domingo, das 10 às 18 horas.