Carteira de motorista antifraude entra em vigor

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 27 de abril de 2005

qua, 27/04/2005 - 8h56 | Do Portal do Governo

Candidatos terão identificação digital em todo o Estado. Antes os registros eram feitos por meio do nome, CPF e RG. Sistema garante mais controle e vai impedir indústria de carteiras falsas

CLÉBIO CAVAGNOLLE
Do ABC Repórter

O novo sistema para concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor anteontem em todo o Estado, com o objetivo de evitar fraudes. Agora a presença em aulas teóricas e práticas, exames médicos e psicotécnicos terá registro da impressão digital do candidato. Antes os registros eram feitos por meio do nome, CPF e RG dos candidatos.

Segundo o delegado Augusto Farias, diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Santo André, o Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores (Gefor) facilitará o controle das aulas e exames, já que não será possível que outra pessoa assine presença ou compareça aos testes pelo candidato.

“O sistema fará o escaneamento da digital, por isso não dá para uma pessoa arrancar a digital da outra e fazer as aulas e os testes. Assim como não é possível que o candidato alegue não ter realizado aulas ou testes”, declarou.

Farias adianta que o próximo passo para modernizar o processo de concessão das CNHs será a informatização das provas teóricas. “Os candidatos farão a prova em computadores, tornando o processo mais prático, ágil e seguro.”

Para enquadrar-se ao novo sistema, os médicos, psicólogos e CFCs tiveram de adquirir equipamentos para integrar as informações de cada estabelecimento à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

O cadastramento permitirá o envio de exames de sanidade física e mental, avaliação psicológica e aulas assistidas.

A jornada de trabalho do médico e psicólogo também deverá ser aberta e encerrada com a leitura da impressão digital, de modo que os exames realizados no período sejam aceitos pelo sistema.

A partir de 9 de maio, não será mais necessário agendar aulas dos alunos que tiverem sua biometria capturada no exame de sanidade física e mental, pois as mesmas serão enviadas na forma de aulas assistidas e com a leitura da impressão digital, feita por equipamento similar a um scanner.