Carro perde para Metrô na preferência do paulistano

Jornal da Tarde - Terça-feira, dia 5 de dezembro de 2006

ter, 05/12/2006 - 16h52 | Do Portal do Governo

Bruno Tavares

A insatisfação com a mobilidade em São Paulo já atinge até quem usa carro. Dados da última pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), feita entre agosto e setembro, mostram queda acentuada do nível de aprovação dos motoristas, a ponto de o Metrô figurar como primeiro colocado do ranking dos meios de transporte melhor avaliados da região metropolitana, com 93% de satisfação entre os usuários. Já os ônibus municipais tiveram seu pior desempenho em oito anos, com apenas 48% de aprovação.

Para o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, os donos de carros já não encontram os mesmos atrativos. ‘Os seguros, os combustíveis e a tributação ficaram mais caros nos últimos anos. Além disso, os motoristas ainda enfrentam congestionamentos e o risco de serem assaltados, coisas que ocorriam com menos freqüência no passado.’

Em relação ao Metrô, as principais queixas dos entrevistados foram com relação à superlotação, passageiros mal-educados e abusados, desconforto e valor da tarifa. Dos sete meios de transporte avaliados pela pesquisa, apenas dois – Metrô e ônibus da EMTU – tiveram desempenho melhor do que o registrado em 2005. O índice de satisfação do Metrô saltou de 90% para 93% e o dos ônibus metropolitanos, de 64% para 69%.