Carretas vão correr estado para capacitação

Quatro unidades móveis visitarão 30 municípios com cursos do Via Rápida Emprego, que deve atender 125 mil

qua, 01/02/2012 - 16h24 | Do Portal do Governo

Diário de S. Paulo

O Via Rápido Emprego, programa do governo do estado lançado em julho do ano passado, apresentou nesta terça-feira suas quatro primeiras unidades móveis, que devem ajudar o projeto a fechar 2012 com  o número de 125 mil alunos atendidos. Trinta municípios  receberão os cursos itinerantes, oferecidos em carretas  com área interna de 60 m² e equipadas para aulas de soldagem, vestuário, hospitalidade e imagem pessoal. Gratuitos, os cursos são oferecidos preferencialmente para quem procura o primeiro trabalho ou está desempregado.

As carretas devem atender 240 alunos por mês, tempo médio de cada curso itinerante. As aulas vão ser realizadas de segunda a sexta-feira, em três períodos. A capital paulista está entre as quatro primeiras cidades contempladas. A carreta de Imagem Pessoal vai ser instalada próxima ao Parque das Fontes do Ipiranga, na Zona Sul, a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Sessenta alunos – 20 por turno – terão aulas de  maquiagem e cabeleireiro. Santos, Campos do Jordão e Matão são os outros municípios da primeira parada. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Até 2014, serão 12 postos itinerantes.       

Incentivo/ O objetivo do Via Rápida Emprego é capacitar pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Em 2011, o programa disponibilizou 30 mil vagas em mais de 400 cidades, com capacitações em Etecs, Fatecs e em unidades do Senai, do Senac e Senat, que continuam sendo sede das aulas. Até a segunda quinzena de maio, o projeto pretende oferecer 41 mil vagas, 3.068 delas na capital. Cada curso dura entre um e três meses. “Das pessoas que estão fazendo cursos, mais de 80% estão desempregadas. Delas, 70% são mulheres. Pessoas de qualquer idade podem fazer e depois elas se empregam rapidamente ou montam o seu negócio”, destacou o governador Geraldo Alckmin na apresentação das carretas, na manhã desta terça, no Palácio dos Bandeirantes.
 
Governo oferece subsídios a alunos
As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. É preciso ter pelo menos 16 anos e ser alfabetizado. As aulas são gratuitas e os participantes recebem material didático e subsídio de R$ 120 para o transporte. Desempregados têm direito à bolsa mensal de R$ 210 durante o curso.

240  
alunos terão aula nas carretas a cada mês