Carne suína ganha selo de origem em São Paulo

O Estado de S. Paulo - Suplemento Agrícola - Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

qua, 25/02/2004 - 10h38 | Do Portal do Governo

Certificação considera nutrição, bem-estar animal, meio ambiente e qualidade da carne

JOSÉ MARIA TOMAZELA

A suinocultura paulista recebeu um selo de origem que representa, também, um diferencial de qualidade. Depois de dois anos de negociações, a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou, no dia 19, o Selo Suíno Paulista para determinar a origem da carne suína produzida no Estado de São Paulo.

Segundo o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira Júnior, o selo atestará que a granja produz seus animais dentro do Estado e em conformidade com um conjunto de normas estabelecidas por um conselho técnico formado por especialistas em suinocultura.

A certificação será feita pela Fundação Vanzolini, um instituto independente, levando em conta principalmente os aspectos de nutrição animal, bem-estar dos plantéis, tratamento de dejetos e outros quesitos ambientais, além da qualidade da carne.

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp e do Instituto Tecnológico de Alimentos (Ital) contribuíram para a definição das normas.

Grau de tecnificação – Segundo Ferreira Júnior, existem 525 granjas de suínos com um grau de tecnificação que as torna potencialmente merecedoras do selo, mas as interessadas devem entrar com o pedido de certificação junto à APCS ou à Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de São Paulo (Codeagro), órgão da Secretaria. ‘Será emitido um protocolo de intenções, e a partir daí a certificadora inicia as visitas à granja’, explica.

Ferreira Júnior afirma que não há preocupação com a quantidade de granjas certificadas. ‘Nosso principal objetivo é dar credibilidade ao selo, por isso achamos que num primeiro momento o número de granjas credenciadas será pequeno.’ Ele acredita que essas granjas passarão a ser mais prestigiadas pelo consumidor. ‘Vamos fazer uma campanha de marketing nos pontos-de-venda para explicar aos consumidores a vantagem de adquirir a carne de um criador que tenha o selo’, divulga. ‘Vão acessar um site que mostra a criação em todos os detalhes. Vão saber que aquela granja usa rações de grãos nobres, tem instalações adequadas, não polui o ambiente e produz carne de boa qualidade.’

Segundo o presidente da APCS, as exportações também serão beneficiadas. ‘No exterior, o consumidor preocupa-se muito com a origem do alimento que compra.’ A primeira granja a receber o Selo Suíno Paulista será a Água Branca, de Itu, na região de Sorocaba.

Serviço:

Telefone da APCS: (0xx19) 3651-1233
Site: www.suinopaulista.com.br