Cardeais e bispos também serão credenciados para visita do papa

Missas da Catedral de São Paulo e de Aparecida serão abertas ao público

qui, 22/03/2007 - 15h53 | Do Portal do Governo

Do Estadao.com

Cardeais, bispos e padres que participarão de cerimônias com a presença do papa Bento XVI terão que ser credenciados pela Polícia Federal, por meio do Itamaraty, diz um informe divulgado nesta quarta-feira, 21, pela Organização da Visita do Papa ao Brasil, a partir de 9 de maio próximo.

As celebrações das missas em São Paulo e Aparecida serão abertas a todos. “O povo, em geral, não precisa de credencial para participar das missas (São Paulo e Aparecida) ou do Rosário, na Basílica Nacional”.

Para bispos, cardeais e padres, o acesso será livre mediante o cadastramento junto à organização. Segundo a nota, “o acesso, a atuação ou circulação nos locais próximos ao papa serão permitidos pela Segurança apenas para quem exibir, no acesso aos locais, a credencial devidamente fornecida pela Polícia Federal.”

A missa do estádio do Pacaembu, em 10 de maio, será reservada aos jovens representantes das dioceses. Segundo a organização do evento, os participantes não necessitarão de credencial, mas “deverão ter o convite ou ingresso”, que é enviado pelo correio pela Organização do encontro às dioceses que confirmaram a participação.

Além das missas abertas, Bento XVI participará de outros eventos. O encontro na Catedral de São Paulo é reservado aos bispos do Brasil. Na Fazenda da Esperança, entidade católica de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o encontro é reservado às pessoas convidadas pela própria comunidade da fazenda.