Carandiru vai virar pó em menos de um minuto

Diário de S. Paulo - 6/12/2002

sex, 06/12/2002 - 14h00 | Do Portal do Governo

As 130 pessoas que moram perto do presídio desativado vão ser retiradas de casa pela Defesa Civil. Naquele trecho, o metrô vai parar no domingo

Em menos de um minuto os pavilhões 6, 8 e 9 da Casa de Detenção vão ficar reduzidos a pó. A implosão do presídio desativado, que vai dar lugar ao Parque da Juventude, está prevista para as 11h de domingo.

O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vão estar presentes à cerimônia. Por motivos de segurança, o Metrô vai interromper a circulação de trens entre as estações Tietê e Santana e fechar temporariamente a estação Carandiru, na linha azul (Jabaquara-Tucuruvi). A SPTrans vai alterar o itinerário de 14 linhas de ônibus que operam na Zona Norte.

As 130 pessoas que moram nas proximidades do presídio vão ser retiradas de suas casas pela Defesa Civil. Elas vão ter direito a um café da manhã, que vai ser servido às 9h em um hotel. O trânsito nas avenidas Cruzeiro do Sul, General Pedro Leon Schneider, General Ataliba Leonel e Rua Antônio dos Santos Neto vai ficar interditado das 10h às 12h.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, vão ser utilizados 300 quilos de dinamite para a implosão dos três pavilhões. Pelo menos 450 pessoas entre autoridades, convidados e jornalistas devem assistir à cerimônia. O público também vai poder acompanhar os trabalhos por um telão.