Caraguatatuba ganha unidade da Fundação Casa

A Tribuna/Santos

sex, 05/06/2009 - 9h45 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo inaugura nesta segunda-feira a unidade de internação da Fundação Casa (antiga Febem) em Caraguatatuba, no bairro Porto Novo, no Litoral Norte. A obra foi construída com base no novo modelo de descentralização do atendimento aos adolescentes autores de atos infracionais.

Com a entrega desta Casa, sobe para 44 o número de unidades construídas pelo Governo do Estado dentro do processo de descentralização do atendimento. Destas, 40 foram construídas com base num novo modelo arquitetônico, de unidades pequenas, com capacidade máxima para 56 adolescentes (40 no regime de internação e 16 em internação provisória).

“O principal  benefício deste processo de descentralização é fazer com que os adolescentes fiquem próximos de suas famílias e em unidades pequenas, onde eles têm um atendimento individualizado”, diz Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa.

De acordo com ela, por conta deste processo, os índices de reincidência e a ocorrência de rebeliões despencaram. A taxa de reincidência caiu de 29% (em 2006) para 14% (2009). No que tange às rebeliões, de 80 casos registrados em 2003, a Fundação fechou o ano passado com apenas três motins.