Candidatos lotam estádio para ganhar apartamentos populares

Jornal de Itatiba - Sexta-feira, 2 de julho de 2004

sex, 02/07/2004 - 12h18 | Do Portal do Governo

Da Redação

Milhares de famílias lotaram ontem o estádio Francisco Bartholomeu no Rosita Futebol Clube para ganhar um dos 796 apartamentos construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) nos bairros Engenho e Porto Seguro, em Itatiba, viabilizados pelo Programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada (Empreitada Global), programa realizado pela CDHU em parceria com os municípios. Na parceria, cabe à prefeitura a doação do terreno e a execução da infra-estrutura.

O programa é destinado às famílias com renda entre um e dez salários mínimos (até R$ 2.600), que residam ou trabalhem no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel nem de financiamento habitacional.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sorteou as primeiras senhas, que foram depositadas em uma das seis urnas pelos candidatos. O primeiro nome sorteado foi do aposentado Jorge Honorato, de 70 anos – 5% (40 unidades) são reservadas para idosos.

Muita gente chegou cedo ao estádio para depositar a senha. Dos 5.374 inscritos, 716 não apareceram e deram chances a outras pessoas como a tecelã Elisângela de Fátima Machado Borges, 27, que mora com a mãe no Nosso Teto e tem um filho. Separada, agora ela diz que sua vida irá mudar. “Nem imaginava que eu ganharia. Tinha muita gente”. Mesmo com a desistência de alguns candidatos, a disputa foi bastante acirrada – eram 5,8 candidatos concorrendo por um apartamento.

O aposentado João do Prado Filho, 75, foi o último que ganhou um apartamento da cota reservada para os idosos. Ele, que é aposentado mas trabalha como caseiro numa propriedade na Morada dos Pássaros, poderá agora se mudar para o primeiro imóvel em seu nome desde que vive aqui há 40 anos. “Nunca tive nada”, disse.

Alckmin destacou que no Estado estão sendo construídos 54 mil novas unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, com uma “prestação mensal bem popular”, de, no mínimo, R$ 39. Os apartamentos construídos em Itatiba, e que compõem o Núcleo Residencial “Pedro Costa”, devem ser entregues às famílias até 30 de setembro, segundo o governador. Antes das chaves irem para os mutuários, a CDHU tem que concluir a eletrificação e a Prefeitura a rede de esgoto.

Alckmin não garantiu a construção de novas unidades habitacionais no município, mas admitiu que o déficit habitacional existe em todas as cidades do Estado e que o a construção de novas moradias não depende apenas do governo, as prefeituras também participam, doando o terreno. “Se nós tivermos a escritura do terreno, começamos imediatamente”, garantiu.