Campus da Unesp deve ficar pronto até 2008

A Tribuna - Domingo, dia 20 de agosto de 2006

dom, 20/08/2006 - 11h14 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

NILSON REGALADO

Se tudo correr bem, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) deverá começar suas atividades em Praia Grande em julho de 2008. Pelo menos essa é a expectativa do coordenador executivo da Unesp no Litoral Paulista, Marcelo Antonio Amaro Pinheiro. O investimento na construção do novo campus está estimado em R$ 6 milhões e poderá ser incluído no orçamento da Unesp para 2007, o que possibilitaria o início das obras no ano que vem.

A idéia é aproveitar a planta e o memorial descritivo utilizados na construção de outros campi da Unesp pelo Interior do Estado. Isso agilizaria a tramitação do projeto no âmbito administrativo da reitoria.

A primeira etapa do campus teria três mil metros quadrados de área construída, distribuída por apenas cinco mil dos 140 mil metros quadrados oferecidos pela Prefeitura de Praia Grande à Unesp.

Essa estrutura inicial poderia abrigar até 400 alunos, ou seja, o dobro da capacidade atual oferecida pelo campus localizado no Parque Bitaru, em São Vicente. Segundo o coordenador executivo da Unesp no Litoral Paulista, o setor administrativo, que hoje funciona no campus de São Vicente, também será transferido para Praia Grande assim que a obra estiver concluída.

‘‘Sabemos da importância da Região Metropolitana da Baixada Santista para o Estado. Nosso campus aqui é estratégico e precisamos crescer, principalmente com a chegada da indústria do gás. Até porque somos a única universidade estadual existente aqui na região’’, revela Pinheiro.

Permanece em SV

Porém, a Unesp não deverá abandonar São Vicente definitivamente. Segundo o coordenador executivo da universidade no Litoral Paulista, a entidade pretende manter em São Vicente os setores de extensão universitária e pós-graduação, enquanto Praia Grande passaria a abrigar os cursos de graduação e a administração do campus.

A Unesp chegou a São Vicente em 1989, com a implantação do antigo Centro de Ensino e Pesquisa do Litoral Paulista (Cepel), embrião do atual campus, que foi instalado, de fato, só em 2001 com os cursos de Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro.

Com um terreno maior, a Universidade Estadual Paulista poderá implantar novos cursos, principalmente nas áreas de administração portuária e engenharia naval.