Campos vai receber reforço de 1.000 PMs na temporada

Vale Paraibano - Sábado, dia 17 de junho de 2006

sáb, 17/06/2006 - 11h20 | Do Portal do Governo

Operação Inverno começa dia 1º de julho e contará com apoio do helicóptero Águia

Marcelo Pedroso

Campos do Jordão

A Polícia Militar começa no dia 1ª de julho a Operação Inverno nas cidades da Serra da Mantiqueira, que receberão reforço de 1.000 homens no efetivo durante a temporada.

Na ofensiva, que se estende até o final do mês, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal contarão com esquema especial de patrulhamento para coibir a criminalidade.

A Operação Inverno foi anunciada ontem pelo comandante do 5º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luis Augusto Guimarães, em Campos.

Segundo ele, o efetivo da região terá o apoio de cadetes da Academia de Oficiais do Barro Branco, unidades motorizadas da Força Tática, equipes em motocicletas, bicicletas, o helicóptero Águia da PM e patrulhamento a pé.

Sobre a estratégia de ação da PM na temporada, o tenente-coronel disse que a ação policial será consolidada pela presença maciça de unidades da Força Tática em pontos estratégicos dos municípios.

Em Campos, serão 10 unidades e Santo Antonio e São Bento, receberão ao mesmo uma unidade.

“As viaturas da Força Tática ficarão posicionadas em pontos estratégicos e servirão para criar ‘bolhas de segurança’, tornando-se referência para a população e os turistas.”

Segundo o comandante do 5ªBPMI, nas áreas com maior concentração de trânsito, o policiamento com motos e bicicletas permitirá uma maior mobilidade.

Nas áreas de pedestres, o policiamento a pé trabalhará de forma complementar. “Também teremos nosso serviço de inteligência dando suporte às ações.”

SUGESTÕES – Neste ano, a PM vai se reunir com a sociedade organizada para definir os locais estratégicos para concentrar as ações policiais. Ontem, Guimarães participou da primeira reunião com representantes do setor hoteleiro de Campos.

Entre as sugestões apresentadas pelo comandante estão a realização de contatos preventivos no caso da presença de suspeitos e informações prévias sobre o transporte de valores ao final das diárias dos hóspedes.

“Usamos um termo chamado triângulo do crime, formado pela habilidade do ladrão, a vontade de roubar e a oportunidade. Podemos agir apenas para coibir a oportunidade. O importante é agirmos preventivamente para evitar a ocorrência”, disse Guimarães.

Uma nova reunião foi definida para o dia 23 de junho na Câmara, com a presença de vereadores, representantes da prefeitura, Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e Associação Comercial.

PARCEIRA – Segundo ele, a PM está em negociação com a Prefeitura de Campos do Jordão para que a administração municipal viabilize alojamento e alimentação para os policiais que trabalharão durante a temporada.