Campos do Jordão homenageia os russos e Mozart

Folha de São Paulo - Terça-feira, dia 9 de maio de 2006

ter, 09/05/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

ERUDITO

Festival, que acontece em julho com novas peças de Edino Krieger, reúne Nelson Freire, Steuerman e o Quarteto Borodin

IRINEU FRANCO PERPETUO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nelson Freire, Antonio Meneses e o Quarteto Borodin são as principais atrações do 37º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O evento vai de 8 a 30 de julho e terá dois temas principais: o 250º aniversário de Mozart e a música de compositores russos.

Trata-se da terceira edição consecutiva do festival com direção artística do maestro Roberto Minczuk, e algumas características dos anos anteriores foram mantidas, como a escolha de eixos temáticos e de um compositor residente.

Neste ano, a honra cabe ao catarinense radicado no Rio de Janeiro Edino Krieger, 78, que escreveu especialmente para a ocasião “Ritmetrias Variações Rítmicas sobre um Metro Contínuo”, que serão estreadas e gravadas pela Orquestra Acadêmica, constituída de professores e alunos do festival, sob a batuta do próprio Minczuk, e estão no programa do concerto de encerramento do dia 30, na Sala São Paulo.

Outro item a ser dirigido pelo maestro é a ópera “Mozart e Salieri”, do compositor russo Rimski-Korsakov, baseada na peça homônima que Aleksandr Serguêievitch Púchkin escreveu em 1830, com base no mito de um Salieri invejoso responsável direto pela morte do compositor austríaco.

“Com esse título, inédito no Brasil, juntamos os dois temas do festival”, explica o diretor artístico do evento.

O regente ainda leva para Campos do Jordão a Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro, da qual é diretor artístico. A OSB toca, no dia 15, com Nelson Freire, a mesma peça com a qual o pianista estreou com a orquestra, há 50 anos: o “Concerto nº 9” de Mozart.

A abertura do festival acontece no dia 8, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regida por John Neschling, e tendo como solista Igor Ardasev, que sola no “Concerto para Piano nº 4 Encantamento”, do tcheco Bohuslav Martinu (1890-1959).Cortázar

A grande atração deste programa é a “Suíte de Danças Reais e Imaginárias”, encomenda da Osesp a André Mehmari, 29, que inclui música para “Trégua”, “Catalã” e “Espera”, as três danças inventadas pelo escritor argentino Júlio Cortázar em suas “Histórias de Cronópios e de Famas”.

Entre os musicistas que fazem parte do corpo docente do festival -que terá 200 bolsistas neste ano- e também se apresentam no evento, destaque para o violoncelista pernambucano radicado na Suíça Antonio Meneses, que toca no dia 15, acompanhado pelo piano de Celina Szrvinsk.

Campos recebe, ainda, um dos melhores quartetos de cordas do planeta, o Borodin, da Rússia, que traz a música de compositores de seu país natal, como aquele do qual o grupo tomou o nome emprestado, além de Stravinski, Chostakóvitch e Miaskovski.Steuerman

O Borodin faz apresentação solo no dia 26 e recebe como convidado o pianista carioca radicado em Londres Jean-Louis Steuerman no dia 28.

Outro grupo de câmara internacional a participar do evento é o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, que se apresenta com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regida por Karl Martin, no dia 20, e toca sozinho no dia 22.

O festival prevê ainda uma programação paralela de cinema no Espaço Cultural Dr. Além e terá ainda duas apresentações especiais em agosto, nos dias 5 e 12, ao ar livre, na praça Capivari.