Campinas terá duas agências do Poupatempo

Correio Popular - Campinas - Quarta-feira, 17 de março de 2004

qua, 17/03/2004 - 9h43 | Do Portal do Governo

Diego Zanchetta

O governador Geraldo Alckmin confirmou que a unidade da Francisco Glicério será mantida após a inauguração no Campinas Shopping

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu, em entrevista exclusiva à Agência Anhangüera de Notícias (AAN), que Campinas passará a contar com duas agências do Poupatempo a partir de agosto, com a inauguração da unidade no Campinas Shopping, localizado na região sul da cidade. O Poupatempo da Avenida Francisco Glicério que atende diariamente 7,5 mil pessoas, continuará funcionando normalmente.

A nova unidade do órgão estatal, em uma área do Campinas Shopping, de 2,4 mil metros quadrados, terá capacidade para atender 4,5 mil pessoas por dia e vai contar também com agências dos Correios, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Nossa Caixa, além de uma sala da Imprensa Oficial do Estado. O segundo Poupatempo da cidade é o 10º no Estado e está previsto para ser concluído em agosto deste ano, em um projeto orçado em R$ 1,8 milhão e custeado pelo próprio shopping.

Nas agências do Poupatempo a população pode retirar, em um prazo de 1 a 3 dias, documentos como carteiras de Identidade e de Trabalho, renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciar veículos, entre outros serviços oferecidos, como um balcão de empregos.

Em Campinas, a mudança das instalações da área central para o Campinas Shopping, na região sul da cidade, anunciada em novembro do ano passado, gerou protestos da população e de entidades ligadas ao comércio. Quatro meses depois, porém, o governador revelou que o Poupatempo do Centro será mantido para priorizar o atendimento aos campineiros, enquanto a outra unidade facilitará os serviços para a população das cidades vizinhas, principalmente da Região Metropolitana de Campinas (RMC), por estar localizada às margens da Rodovia Anhangüera.

‘Todos os atendimentos do Poupatempo do Centro serão mantidos, principalmente para priorizar a população de Campinas. A segunda unidade da cidade vai facilitar o atendimento das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC)’, disse Alckmin. ‘Durante o primeiro semestre, o Campinas Shopping vai passar por reformas para receber a nova agência. Até o final de agosto, o novo Poupatempo de Campinas deve estar pronto.’

Empregos

Com a manutenção da agência do Centro, serão mantidos os 325 funcionários da unidade e abertas outras 175 vagas diretas e indiretas para o Poupatempo do Campinas Shopping. As inscrições para o concurso público que vão preencher parte das novas vagas estão disponíveis até o próximo dia 22 nas agências de Campinas da Nossa Caixa e no site www.cetroconcursos.com.br. Algumas das vagas, contudo, como nas agências dos Correios e da CDHU, serão preenchidos com quadros dos próprios órgãos. A prova será realizada no dia 9 de maio em local ainda a ser divulgado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Para os lojistas da área central de Campinas, a permanência do Poupatempo na Avenida Francisco Glicério é a garantia de um fluxo de quase 7,5 mil pessoas a mais na região todos os dias. ‘Desde que abriu o Poupatempo (há cinco anos), meu lucro aumentou em 30% por mês’, apontou Paulo Roberto dos Santos, 54 anos, dono de uma loja de roupas ao lado da agência do Centro.

Bom senso

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Guilherme Campos Júnior, também elogiou a iniciativa do Governo do Estado. ‘Foi uma atitude de bom senso do Estado. Campinas saiu ganhando com toda a mobilização da sociedade em prol da permanência do Poupatempo no Centro da cidade, principalmente a Câmara de Vereadores que se empenhou por essa causa’, comentou.

Morador da RMC será beneficiado

Os usuários do Poupatempo e as dezenas de ambulantes que vendem suas bugigangas em frente à agência da Avenida Francisco Glicério comemoraram a permanência da unidade na região central. A segunda unidade, no Campinas Shopping, na região sul da cidade, vai facilitar o atendimento à população dos outros municípios vizinhos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), conforme anunciou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). No total, as duas agências terão capacidade para atender cerca de 12 mil pessoas por dia.

Residente em Sumaré, Marli Batista, 23 anos, já tirou no Poupatempo suas carteiras de Identidade e de Trabalho. Assim como as outras pessoas que estavam ao seu lado ontem nas filas da agência do Centro, ela festejou a nova unidade no Campinas Shopping e a permanência do atendimento no Centro. ‘A outra agência vai facilitar a vida de quem mora nas cidades do lado e nos bairros como o Parque Oziel’, ressaltou Marli, endossada pelo pintor João Baptista Prado, 45 anos. ‘É sempre melhor ter uma agência no Centro, facilita a vida de todo mundo. O Poupatempo deveria ser instalado em todas as cidades de São Paulo’, elogiou Prado.

Garantia

A permanência do Poupatempo no Centro também é a garantia de emprego para o ambulante Alfredo Rocha, 23 anos. Há oito meses ele tenta arrastar os usuários da agência para fazer fotos de documentos em uma loja ao lado. ‘Dá para tirar um salário razoável por aqui. Eu sabia que eles não iriam mudar de lugar esse Poupatempo, ele é muito bem localizado, todo mundo passa pelo Glicério’, disse o ambulante.

Em frente à agência da Francisco Glicério, os ambulantes também tentam vender formulários para licenciamento do veículo, apostilas de concursos públicos e até óculos de sol. ‘Aqui é melhor que o camelódromo’, completou Arlete Gregório, 26 anos, que tenta vender apostilas para os usuários do Poupatempo.