Campinas terá Colégio da Polícia Militar

Correio Popular - Campinas - Quinta-feira, 5 de agosto de 2004

qui, 05/08/2004 - 9h52 | Do Portal do Governo

Instituição vai reservar 60% das vagas para dependentes e órfãos de PMs; mensalidade proporcional

Fábio Gallacci, da Agência Anhangüera

Campinas receberá no início do próximo ano o primeiro Colégio da Polícia Militar do Interior do Estado. A rede com quatro unidades e 8,5 mil alunos já existe há 26 anos apenas na Capital e é mantida pela entidade Cruz Azul de São Paulo, responsável pela gestão de saúde e educação dos dependentes dos policiais militares. Por aqui, a escola estará localizada na Rua São Luís do Paraitinga, 1.302, no Jardim do Trevo. Serão 800 vagas distribuídas entre as turmas de Educação Infantil a Ensino Médio. Os estudantes terão que passar por uma pré-seleção antes de terem confirmadas as suas matrículas. Apenas os melhores desempenhos serão admitidos. O início das inscrições dos interessados se dará no próximo dia 16, a partir das 8h. A taxa é de R$ 30,00. O telefone para mais informações é o (19) 3272-8022.

De acordo com a direção do colégio, 60% das vagas serão destinadas exclusivamente aos filhos e órfãos de PMs e 40% para a comunidade em geral. Os policiais militares de cidades vizinhas também poderão trazer seus filhos, sobrinhos ou até irmãos mais novos para tentarem uma vaga. Segundo levantamento da própria instituição, cerca de três mil policiais vivem na região atualmente.

Como toda instituição particular, haverá cobrança de mensalidade, mas os alunos parentes de policiais terão uma taxa diferenciada. Quanto menor a patente na PM, maior o desconto para o estudante.

Pré-seleção

O exame de pré-seleção será dividido em duas partes. A primeira testará os conhecimentos gerais dos candidatos e a segunda será de entrevistas com cada um dos aprovados na fase anterior. Os candidatos às vagas de Educação Infantil serão selecionados por ordem de chegada. Os da 1ª Série do Ensino Fundamental possuem critérios especiais de seleção, como idade e maturidade.

O prédio do colégio está em fase final de acabamento e conta com salas para atender 15 turmas pela manhã e 13 na parte da tarde. Além disso, o local ainda conta com dois laboratórios para Ciências e Física, salas de informática e vídeo, biblioteca, cantina e quadra poliespeortiva.

A área de informática contará com 30 computadores Pentium 4 interligados em rede de acesso de alta velocidade com a internet, além de softwares especiais para a educação de acordo com a faixa etária dos alunos. “Atuamos com o sistema Positivo de ensino, que valoriza o gosto pelo aprendizado com muitas atividades práticas e uma intensa ligação com a vivência do aluno”, conta Aldinéia Neves Garcia, diretora do Colégio.

Currículos

A direção do Colégio da Polícia Militar – Unidade Campinas também está aberta a receber currículos de professores interessados em trabalhar no local. Todo o material deve ser entregue no endereço da instituição. A direção ainda procura alguém que sirva como técnico de informática para atuar na manutenção dos equipamentos instalados. O site da rede de colégios da PM é o www.colegiopm.com.br.