Campinas: Estado investe R$ 36,81 mi em estradas da região

Correio Popular - Campinas - Quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

qua, 19/01/2005 - 9h33 | Do Portal do Governo

Projeto prevê obras de duplicação e recapeamento em diversas rodovias de São Paulo, num investimento total de R$ 1,17 bilhão

GilsonRei
Da Agência Anhangüera

O Governo do Estado anunciou ontem, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, um pacote de obras em rodovias, que prevê investimento de R$ 36,81 milhões na região de Campinas, incluindo obras nos municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Bragança Paulista, Pinhalzinho, Socorro, Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Limeira e Araras. No total, serão investidos R$ 1,17 bilhão em obras de recuperação em 1,6 mil quilômetros de rodovias paulistas em 160 municípios, incluindo o Litoral Norte.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que algumas estradas estaduais se-rão duplicadas e ou-tras recapeadas. Estão previstas também a construção de 15 no-vos terminais rodoviários e a reforma de outros 35, todos adaptados aos portadores de necessidades especiais. Todo o conjunto de obras vai gerar 4,8 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, de acordo com o governo do Estado.

O investimento na Região Metropolitana de Campinas (RMC) prevê um montante de R$ 15,5 milhões em Cosmópolis, na SP-133, onde haverá recuperação de 15,1 quilômetros entre Cosmópolis e a Via Anhangüera. Em Santa Bárbara d’Oeste, na SP-306, uma ponte será construída sobre o Rio Piracicaba, ao custo de R$ 3,11 milhões.

No Circuito das Águas, o custo das obras será de R$ 17 milhões, sendo R$ 15 milhões nos municípios de Bragança Paulista, Pinhalzinho e Socorro, na SP-08, com a recuperação, restauração e recapeamento de 49,6 quilômetros. Em Bragança Paulista haverá também a recuperação, restauração e recapeamento de 4,6 quilômetros da Estrada da Penha até o trevo da Rodovia Fernão Dias, com investimento de R$ 1,4 milhão. Os R$ 600 mil restantes serão para reforma e ampliação de terminais rodoviários em Águas de Lindóia, Amparo e Lindóia.

Na região de Limeira, será investido R$ 1,2 milhão, sendo R$ 1 milhão em Limeira, na SP-151, onde haverá restauração e implantação de acostamento entre Limeira e Iracemápolis. Os R$ 200 mil restantes serão destinados à reforma e ampliação do terminal rodoviário de Araras.

As primeiras obras terão início ainda esta semana na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), na região Oeste do Es-tado. “Este investimento é totalmente do governo estadual, retirado na contenção e na eficiência no gasto público, reduzindo despesa de custeio para poder recuperar a capacidade de investimento”, afirmou Alckmin. O governador disse que o conjunto de melhorias nas estradas ajudará no desenvolvimento de vários setores, como turismo, agronegócios, indústrias, comércio e serviços.

Na próxima semana, o governo do Estado vai detalhar os investimentos no corredor de exportação, que ligará Campinas ao Porto de São Sebastião e que envolve três programas de concessão em rodovias e uma concessão portuária. Estes investimentos serão da iniciativa privada. Na semana seguinte, deverá ocorrer a abertura do edital de pré-qualificação da Asa Sul do Rodoanel, que vai passar pelo ABC Paulista.

Investimentos na região

Santa Bárbara d’Oeste (SP-306): construção de nova ponte sobre o Rio Piracicaba – R$ 3,11 milhões

Cosmópolis (SP-133): recuperação de 15,1 quilômetros de Cosmópolis à Via Anhangüera – R$ 15,5 milhões

Bragança Paulista (SP-63): recuperação, restauração e recapeamento de 4,6 quilômetros da Estrada da Penha até o Trevo da Via Fernão Dias – R$ 1,4 milhão

Bragança Paulista, Pinhalzinho e Socorro (SP-08): recuperação, restauração e recapeamento de 49,6 quilômetros – R$ 15 milhões

Águas de Lindóia: reforma e ampliação de terminal rodoviário – R$ 200 mil

Amparo: reforma e ampliação de terminal rodoviário – R$ 200 mil

Lindóia: reforma e ampliação de terminal rodoviário – R$ 200 mil

Limeira (SP-151): restauração e implantação de acostamento entre Limeira e Iracemápolis – R$ 1 milhão

Araras: reforma e ampliação de terminal rodoviário – R$ 200 mil

Total: R$ 36,81 milhões

Edital de concessão da D. Pedro será lançado este ano

O edital de concessão das rodovias D. Pedro I, Ayrton Sena e Carvalho Pinto será publicado no segundo semestre deste ano, dando início ao processo de implantação do Corredor de Exportação de São Paulo, que ligará o Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas ao Porto de São Sebastião, no Litoral Norte. A confirmação foi dada ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante o anúncio das obras de recuperação em 1,6 mil quilômetros de rodovias paulistas em 160 municípios.

Alckmin adiantou que os investimentos no Corredor de Exportação serão feitos pela iniciativa privada e deverão totalizar R$ 1,38 bilhão. Para que haja a privatização das três rodovias, será necessário o governador baixar um decreto, passar por auditoria pública, abrir licitação e publicar edital de concessão. “O edital está previsto para o segundo semestre deste ano”, disse o governador.

Expectativa positiva

A implantação do Corredor está animando os empresários da região, que esperam ter uma redução de custos para importação e exportação, além de desburocratização nos processos de embarque e liberação de cargas.

O diretor superintendente da Castelo Alimentos, Marcelo Cereser, disse que um dos principais custos no Porto de Santos é o de frete dos armadores (navios), que subiu mais de 100% nos últimos dois anos. “E como nossos produtos (área de alimentos) tem valor agregado baixo, nós não ficamos competitivos por conta dos custos altos. Além disso, a burocracia é muito grande, o custo de armazenagem é alto e a fila para escoamento é lenta”, afirmou Cereser.

O presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (Ibef), regional Campinas, José Roberto Moratto, disse que o projeto cria uma alternativa de concorrência que pode trazer redução de custos. “Mas é preciso lembrar que o Porto de São Sebastião precisa ser estruturado para atender as empresas, como hoje é em Santos.”

O diretor de Comércio Exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), regional Campinas, Antonio Carlos Meduna, disse que é louvável oferecer uma opção ao Porto de Santos para o futuro. “Os terminais e os portos estão no limite. Esta é uma ótima iniciativa, pois o Porto de São Sebastião já recebe navios petroleiros. Isso tem que ser explorado, mas é preciso pensar na infra-estrutura para atrair os armadores”, afirmou.

(GR e Vilma Gasques/Da Agência Anhangüera)