Campanha será lançada nesta quarta-feira

Diário de Votuporanga

ter, 30/06/2009 - 8h03 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Corpo de Bombeiros, lançará amanhã a 6.ª edição da Campanha “Bombeiro Sangue Bom”, por meio da qual os bombeiros paulistas se engajarão para possibilitar o maior número possível de doações de sangue no período da ação, que será estendida até o dia 31 de julho.

Em 2008 foram realizadas pelos bombeiros mais de 21.949 doações em todo o Estado.

Uma competição interna motivará a Campanha e a Unidade do Corpo de Bombeiros que mais realizar doações, receberá o troféu de posse transitória “Bombeiro Sangue Bom”.

A iniciativa, realizada desde 2004, vem de forma positiva, aumentando o número de doações a cada ano: 2004 -1.173; 2005 – 2.576; 2006 – 9.742; 2007 -13.377 e 2008 – 21.949. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, no período de inverno os números de doações diminuem significativamente, entre 30 e 40%, comprometendo os estoques. “O mês de julho é sabidamente um período de férias e também, inverno, ocasião que costumeiramente diminui sensivelmente o número de doadores de sangue, baixando seriamente os estoques dos hemocentros”, diz o 1.º tenente Roberto da Cunha Adashi, comandante do Batalhão de Votuporanga.

Doações

A população também está convidada a participar da campanha. Em Votuporanga, as doações serão feitas nos dias 11 e 25 de julho, na Agência Transfusional do Hemocentro, localizada na Rua Tocantins, 2.834, Bairro Vila Nova, das 7h às 12h, sendo que poderá obter mais informações pelo telefone 3422-2822, contato Rosania, Silvana, Eliana ou Luciano.

Para participar basta comparecer na Agência Transfusional e dizer que a doação faz parte da Campanha dos Bombeiros: “193”. “Temos milhares de vidas para salvar só neste mês de julho. Mas não precisa manobras arriscadas, um pequeno gesto dá conta do recado. Faça sua doação, salvar vidas está no sangue de todos nós.”

Requisitos

-Estar em boas condições de saúde;
-Ter entre 18 e 65 anos;
-Pesar no mínimo 50 quilos;
-Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4h que antecedem a doação);
-Apresentar documento oficial com foto;
Impedimentos Temporários
-Gripe: aguardar 7 dias;
-Gravidez;
-90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
-Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
-Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação;
-Tatuagem realizada nos últimos 12 meses;
-Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos. Aguardar 12 meses;
-Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato-Grosso, Pará e Tocantins são estados onde a incidência de transmissão de malária é maior. Quem esteve nesses estados deve aguardar seis meses. Já quem morou, deve aguardar três anos.

Impedimentos Definitivos

-Hepatite após os 10 anos de idade;
-Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas;
-Uso de drogas injetáveis;
-Malária.