Campanha incentiva doação

Jornal da Tarde - Terça-feira, dia 1º de agosto de 2006

ter, 01/08/2006 - 11h06 | Do Portal do Governo

Dia Mundial da Amamentação é comemorado hoje no Poupatempo, mercados e universidades

FERNANDA ARANDA, fernanda.aranda@grupoestado.com.br

Depois do Dia das Mães, as gestantes da Capital vão ser lembradas mais uma vez. É que a data de hoje, 1º de agosto, foi escolhida como o Dia Mundial da Amamentação. Para celebrar o evento, os postos do Poupatempo da Capital, os cinco Mercados Municipais e dez universidades vão realizar campanhas para divulgar a importância do leite materno para a saúde dos bebês. O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), que organiza o evento, espera orientar 50 mil pessoas.

O leite materno é o único alimento de que o bebê precisa até o 6º mês de vida. Por causa do colostro existente no leite humano, que tem células de defesa, a amamentação protege as crianças de doenças, como pneumonia e diarréia. O leite támbém é importante para o desenvolvimento da criança por fornecer todos os nutrientes necessários.

Algumas mães, entretanto, podem ter dificuldades na hora da amamentação. Muitas mulheres ficam sem leite e só percebem isso depois que dão à luz. Nesse momento, é importante recorrer aos bancos de leite humano, que são a alternativa para o recém-nascido não ficar sem esse alimento.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, para doar, a mulher interessada precisa fazer o cadastro no banco e a retirada do leite é feita na própria residência da doadora. Para se tornar uma colaboradora do banco de leite, a mulher precisa ser saudável, não tomar medicação, não fumar e não beber álcool.

“A doação é imprescindível para mantermos essa ferramenta de auxílio. Nas férias de julho, registramos uma baixa nos estoques de 30%. O problema é que o alimento é fornecido para bebês prematuros ou doentes”, afirmou a coordenadora estadual, Maria José Guardia.

Segundo Maria José, no mês de junho já houve uma queda significativa do número de doações. “Foram 310 mulheres que doaram, em comparação a 479 no mês anterior. Se em agosto não for melhor, pode ser prejudicial para o abastecimento de toda a Cidade”, afirma.

Cada uma das regiões de São Paulo possui um banco de leite. Quem quiser doar ou saber mais informações é só ligar para o Banco de Leite Central do Estado de São Paulo, no número (11) 6692-4068.