Campanha incentiva a doação de órgãos

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 15 de setembro de 2006

sex, 15/09/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

Santa Casa de São Paulo irá lançar a 7ª Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos. Gesto é vital para as pessoas que esperam nas longas filas dos transplantes em todo o País

CAMILLA HADDAD, camilla.haddad@grupoestado.com.br

‘Doe alegria, amor e esperança. Seja Doador de Órgãos e Tecidos.’ Com esse tema, a Santa Casa de São Paulo irá lançar no próximo dia 25 a 7ª Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos. Para ser um doador, não é necessário deixar nada por escrito. Basta comunicar a família do desejo da doação ainda em vida. Assim, ela só irá acontecer após a autorização dos parentes.

De acordo com Vanglis de Vasconcellos Soler, coordenador da Organização da Procura de Órgãos da Santa Casa, existem dois tipos de doador. O primeiro contempla a pessoa viva e saudável que pode doar um dos rins, parte do fígado e parte da medula óssea. Pela Lei, segundo Soler, parentes até quarto grau e maridos ou esposas podem ser doadores. Não parentes, somente com autorização judicial.

Há casos do doador falecido, que inclui pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou derrame cerebral, o AVC. A retirada dos órgãos é feita em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia. Soler completa que, os órgãos doados vão para pacientes que precisam de transplante e aguardam em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde e controlada pelo Ministério Público.

‘O doador é um herói anônimo. As pessoas devem doar’, apelou Soler. Ele destacou que, em todo o Estado de São Paulo, pelo menos 16 mil pessoas aguardam por um transplante e que o rim é o órgão mais esperado. A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO)parceira da Santa Casa na campanha, informou que, no ano passado, em todo o País, foram feitos 1.768 transplantes de rim doados por pessoas vivas e 1.594 doados por falecidos.

No dia 30 deste mês, o shopping Pátio Higienópolis terá funcionários da Santa Casa que irão entregar cartões de doadores, panfletos, com plantão de esclarecimento de dúvidas. A Santa Casa ainda tem postos de informações em cinco hospitais: Beneficência Portuguesa, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital São Paulo, Samaritano e Sírio Libanês.