Campanha do metrô alerta para furtos nas estações

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

qui, 16/12/2004 - 8h52 | Do Portal do Governo

Companhia do Metropolitano tem como alvos os passageiros que não usam o sistema com freqüência

Começou ontem em todas as estações do metrô a campanha ‘Não deixe a ocasião fazer o ladrão’. O objetivo é alertar os usuários e passageiros não habituais para os riscos de furtos e roubos nas estações e trens durante as festas de fim de ano, quando aumenta o número de passageiros transportados.

A prioridade da campanha é atingir aqueles que não andam de metrô com freqüência, como moradores de outras cidades e Estados que vêm à Capital fazer compras, trazendo grande quantia de dinheiro nos bolsos.

O Metrô divulgará mensagens sonoras com dicas de como os usuários devem proceder durante as viagens e distribuirá panfletos alertando os passageiros para que não se tornem vítimas de criminosos. Além disso, serão afixados cartazes em todos os trens.

A Companhia do Metropolitano recomenda que os passageiros não andem pelas estações e trens com bolsas e mochilas nas costas, nem carreguem carteiras no bolso de trás da calça. Os usuários também devem evitar as aglomerações durante o embarque e o desembarque, momento em que os assaltantes aproveitam para fazer vítimas.

Os agentes de segurança do metrô têm poder de polícia. Por isso, os passageiros devem procurá-los em casos de furto ou roubo. Todo criminoso pego em flagrante recebe voz de prisão e é encaminhado para a Delegacia do Metropolitano (Delpom), na Estação Barra Funda, Zona Oeste.