Campanha do Agasalho bate recorde em 2004

Jornal da Tarde - Terça-feira, 13 de julho de 2004

ter, 13/07/2004 - 9h04 | Do Portal do Governo

Mais de 9 milhões de peças foram arrecadadas pela campanha, que se encerra hoje

A Campanha do Agasalho 2004 superou a meta de 7 milhões de peças, quantidade arrecadada no ano passado. O Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) adiantou que este ano foram doadas mais de 9 milhões de peças (o número oficial será divulgado hoje quando a campanha se encerra). A primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, presidente do Fussesp, aproveitou o aniversário (ela completou 53 anos ontem) para comemorar também o sucesso da campanha, que foi lançada em abril, com o slogan ‘Quanto mais gente, mais quente.’ Os donativos da Campanha serão repassados a mais de 1.900 entidades sociais cadastradas no Fussesp nos 645 municípios do Estado. Como no ano passado, a atenção da campanha está focada nos 50 municípios que têm índices de desenvolvimento humano IDH muito baixos.

O aniversário de Lu Alckmin foi comemorado ontem com uma festa-surpresa à qual compareceram 4 mil pessoas no Palácio dos Bandeirantes. A festa foi organizada por representantes e participantes de entidades assistenciais da Capital, que trouxeram nove metros de bolo e 160 mil pães das Padarias Artesanais, criadas pela primeira-dama.

Os 160 mil pães recebidos por dona Lu ela serão distribuídos em favelas do bairro de Cidade Tiradentes, Zona Leste. Já o bolo foi servido aos participantes da homenagem. Ao parabenizar a mulher, o governador Alckmin elogiou o programa de padarias artesanais, que ensina a população a fazer pães. ‘Vivemos num mundo onde não há emprego com carteira assinada para todos. Temos de estimular programas de geração de renda como este’, disse Alckmin.

Ao todo, o Fussesp instalou 5,6 mil padarias artesanais em todo o Estado. A meta é montar essas padarias em todas as 5,7 mil escolas que abrem as portas nos fins de semana.

Emocionada, Lu Alckmin agradeceu a manifestação dos populares. ‘É uma homenagem muito especial. Comunidades carentes vieram trazer pães, que vão ser doados em uma região muito carente da Zona Leste. São pessoas carentes doando para outras pessoas carentes. Esse é o maior presente que eu poderia receber’, disse. Para ela, foi a união das pessoas que transformou o Programa das Padarias Artesanais num grande sucesso. ‘Ninguém faz nada sozinho.’