Campanha do Agasalho bate novo recorde

O Estado de S. Paulo - 8/7/2003

ter, 08/07/2003 - 8h38 | Do Portal do Governo

Marina Pauliquevis


O Estado de S. Paulo – 8 de julho de 2003

Este ano foram arrecadados 7 milhões de peças, que vão para 1.700 entidades

O inverno parece ter sido mais solidário neste ano. Um exemplo disso é a arrecadação de agasalhos feita pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Houve um recorde. Enquanto no ano passado foram recolhidos 2,2 milhões de peças, agora o número chegou a 7 milhões.

O material será doado para cerca de 1.700 entidades e moradores de rua de todo o Estado. ‘No início da campanha, em 28 de abril, esperávamos conseguir 3 milhões de unidades. Aumentamos a meta, mas não imaginávamos chegar a tanto’, comemorou a presidente do Fussesp, a primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, ontem, no encerramento da campanha.

No Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo, por exemplo, pelo menos 200 pessoas serão atendidas. A distribuição será feita por meio da organização não-governamental Fundação Julita. A ONG entregará 200 cobertores novos, como a maioria das peças doadas. ‘Muitas empresas fizeram promoções para arrecadar dinheiro e comprar roupas e cobertores’, explicou Maria Lúcia.

Para ela, foi fundamental a participação de atletas, como o jogador de futebol Kaká, na divulgação da campanha. ‘Ele trouxe crianças, jovens e outros atletas para o trabalho.’

Até 30 de julho será possível doar agasalhos, mas, para estimular o ‘ato solidário durante o ano inteiro’, o Fussesp vai lançar em agosto uma campanha para arrecadar produtos para serem usados nas padarias artesanais de escolas e entidades.