Campanha da dengue lançada em Itapevi

O Estado de S. Paulo - 18/2/2003

ter, 18/02/2003 - 9h18 | Do Portal do Governo

Evanildo da Silveira


Cidade paulista com maior número de casos no Estado foi escolhida para o início da ação

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, abriu ontem, em Itapevi, a Semana de Combate à Dengue. Serão desencadeadas nos municípios com maior número de casos várias ações contra o mosquito transmissor (Aedes aegypti) e de conscientização sobre a importância da prevenção. Itapevi foi escolhida para o lançamento porque é a cidade paulista com o maior número de casos registrados neste ano: 580 confirmados.

De acordo com Barata, esta será ‘uma semana de guerra à dengue’. O objetivo é evitar que a doença chegue às cidades vizinhas. No caso da região metropolitana, o risco é a dengue se espalhar, a partir de Itapevi e Jandira (422 casos confirmados) para Osasco e São Paulo.

As ações começaram ontem mesmo em Itapevi. Depois da cerimônia de lançamento da Semana de Combate à Dengue, técnicos da Sucen visitaram a casa de um morador, onde foi colocada uma capa na caixa d`água e realizada nebulização no quarteirão. Hoje, o alvo será o município de Juquitiba, onde haverá combate ao mosquito em cemitérios, terrenos baldios e casas com piscinas abandonadas.

Amanhã será a vez da capital, onde foram confirmados quatro casos autóctones neste ano (e 88 importados). Serão realizados, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, mutirões de limpeza, passeatas e fiscalização em pontos estratégicos. O trabalho dará atenção especial ao bairro de Perdizes, região mais com maior incidência do A. aegypti. Na quinta-feira, a ação se desloca para São Bernardo do Campo, onde haverá atividades educativas em alguns pontos da cidade. Em Embu, no dia seguinte, ocorre um evento na praça central com exposição de painéis, material educativo e mostruário.

As secretarias estadual e municipal da Saúde estão chamando para sábado a realização do Dia D de combate à dengue. Haverá atividades em vários municípios, como em Jandira, onde serão instaladas tendas na feira livre com informações e recomendações para a população. Cotia vai realizar uma operação cata pneu e Taboão da Serra, um pedágio em faróis com distribuição de folhetos educativos.