Campanha antipólio vai imunizar contra sarampo, rubéola e caxumba

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 18 de agosto de 2004

qua, 18/08/2004 - 9h24 | Do Portal do Governo

Vacinação começa sábado e vai até o dia 3 de setembro em 12 mil postos

JAQUELINE FALCÃO

Pela primeira vez, a segunda etapa da campanha contra poliomielite terá vacinação simultânea contra sarampo, rubéola e caxumba. A campanha começa no sábado, dia 21, e vai até o dia 3 de setembro em 12 mil postos em todo o estado. Deverão tomar as gotinhas contra a paralisia infantil crianças com menos de 5 anos de idade. Receberão a vacina Tríplice Viral (injetável) crianças de 1 a 5 anos.

A meta da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar 3,1 milhões de crianças nesta segunda fase. A diretora da Divisão de Imunização da secretaria, Helena Keico Sato, explica que a estratégia de dupla vacinação é manter a erradicação de ambas doenças.

Os últimos casos de sarampo foram notificados em 2000. Os casos ocorridos em 2001 e 2002, um em cada ano, foram importados do Japão.

Já a paralisia infantil teve o último registro no estado, segundo Helena, há 15 anos. No entanto, o vírus da poliomielite ainda circula em paísses da África e da Ásia. E não existe tratamento para esta doença. A vacina – duas gotas – é a única garantia para que a pessoa fique livre da doença. Mesmo com tosse, rinite, febre, gripe ou diarréia, a criança deve receber a dose. São raros os casos de reações alérgicas provocadas pela vacina.

‘Para continuar com esta situação controlada é preciso manter elevada as coberturas vacinas. Então, será aproveitado este dia nacional de vacinação também para ação de imunização contra o sarampo, rubéola e caxumba. Estamos otimistas e pretendemos atingir 95% de meta’, diz Helena.

Estima-se que 971 mil crianças com menos de 5 anos residam na Capital. Hoje, na rede pública no estado existe a vacina Tríplice Viral, que além de proteger contra o sarampo, imuniza as crianças de caxumba e rubéola. A campanha contará com 12 mil postos em todo o estado.

‘É muito importante que os pais levem os filhos para tomarem vacina’, reafirma Helena.

No município de São Paulo, na primeira fase da campanha, que ocorreu em junho, o índice de vacinação foi de 86,57% – 840.569 crianças menores de 5 anos imunizadas. A decisão de estender a campanha, antes realizada em um único dia, é do Ministério da Saúde, para evitar filas nos postos de saúde.

SERVIÇO

O Disque-Saúde (fone 1520) e o telefone 156 da Prefeitura informam qual o posto mais próximo de sua residência.