Caminho do Mar

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

ter, 17/02/2004 - 9h16 | Do Portal do Governo

EDITORIAL

É uma boa notícia, esta que o secretário estadual João Carlos Meirelles trouxe para a Baixada Santista, na semana passada, de que o Caminho do Mar estará totalmente reformado no início de abril. Foram vários anos de obras e, a partir de sua reabertura, a Estrada Velha não funcionará como uma ligação viária regular entre o Planalto e o Litoral, mas terá uma destinação especial.

Correto, e nem poderia ser de outra maneira. Afinal, o Caminho do Mar possui status de patrimônio histórico, sendo um marco da engenharia rodoviária brasileira. Não só isto: a sinuosa pista corta um dos nossos mais belos e delicados santuários ecológicos, em região de Mata Atlântica, que precisa ser preservado a todo custo. Nesse sentido, estão previstas para o local apenas visitas turísticas monitoradas, além naturalmente de atividades de pesquisa científica e acadêmica, abrangendo inclusive as edificações seculares nele contidas, em terras do município de Cubatão.

O que se espera dos órgãos estaduais é que, depois do trabalhoso restauro, sejam rigorosos nas ações para assegurar que tanto o Caminho do Mar quanto seu entorno sejam mantidos sempre em perfeitas condições. Para tanto, um esquema de fiscalização permanente no objetivo de evitar a presença de predadores parece indispensável.