Caminho do Mar vai ser reaberto

Diário de S. Paulo - Quarta-feira, 17 de março de 2004

qua, 17/03/2004 - 9h55 | Do Portal do Governo

Estrada, fechada em 1994 por causa de um desmoronamento,era usada como rota para o Litoral. Agora vai ser rota de passeio ecológico e cultural

INGRID GRIEBEL

Depois de uma década de interdição, a Estrada Velha do Caminho do Mar, localizada em Cubatão, na Baixada Santista, será reaberta no dia 4 de abril como ponto turístico. Antes utilizada como rota para o Litoral, a estrada – famosa pela riqueza da Mata Atlântica e pela beleza dos monumentos históricos ao longo do percurso – será usada agora apenas para visitas ecológicas e culturais.

O fechamento da via ocorreu em 1994 devido a um desmoronamento que abriu duas crateras na pista. Construída em 1917, a via foi inicialmente pavimentada com pedras. Na década de 20, recebeu concreto e também cinco monumentos em homenagem ao centenário da Independência – obras do arquiteto modernista francês Victor Dubugras (1868-1933).

O Governo do Estado gastou R$ 4,5 milhões na recuperação da via. As obras foram iniciadas em janeiro de 2003 e só foram concluídas no início deste mês. Foram implantadas duas novas pontes de madeira, já que as antigas estavam deterioradas. Os muros de contenção, a sinalização e o guard-rail também foram restaurados.

Por segurança, os visitantes serão divididos em grupos de 20 adultos e 10 crianças e sairão sempre acompanhados de monitores encarregados de monitores encarregados de dar explicações sobre história da região e ainda sobre a diversidade da flora local.

As visitas terão que ser agendadas com antecedência por telefone. O número ainda não foi disponibilizado ao público. Como o local foi transformado em um parque ecológico, o tráfego de veículos continuará proibido e, inicialmente, as visitas serão feitas apenas a pé. No futuro, haverá passeios de barco e veículos contratados para as excursões.