Caminho do Mar será reaberto em abril

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2004

qui, 12/02/2004 - 8h46 | Do Portal do Governo

Carlos Ratton, da sucursal de Guarujá

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, disse ontem de manhã, na Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, que no dia 7 ou 8 de abril próximos será aberta oficialmente à população a Estrada Velha Caminho do Mar, em Cubatão, totalmente restaurada pelo Governo do Estado. Meirelles veio à Cidade para assinar a resolução que institui o Roteiro Turístico Circuito dos Fortes, na Região Metropolitana da Baixada Santista.

‘‘Referindo-se à reabertura da Estrada Velha, ele disse que foi desenvolvido um conjunto de trabalhos com o objetivo de valorizar o turismo, a cultura e a história da região.

‘‘A reabertura da estrada, construída em 1920, será na semana de aniversário de Cubatão (comemorado no dia 9 de abril), e marca a possibilidade de desenvolver o ecoturismo naquela cidade. O caminho será percorrido a pé e monitorado, para que as pessoas possam contemplar não só os monumentos históricos, mas, também, a natureza e a bela vista da Baixada Santista. O percurso contará com um veículo especial para pessoas deficientes físicas’’, disse o secretário.

Ainda durante a solenidade, que foi prestigiada por várias autoridades da região, Meirelles ratificou que hoje estará reunido com a deputada federal Mariângela Duarte (PT) para discutir a possibilidade de ampliação do Campus de São Vicente da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Circuito

Sobre o Roteiro Turístico Circuito dos Fortes, que agrega oito fortalezas, formando um novo pólo de referência histórico-cultural, envolvendo os municípios de Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente, Meirelles disse que existem dois efeitos significativos: o resgate da história do Brasil e a criação de um segmento turístico ultra-moderno que vai gerar trabalho e renda para a população local.

‘‘E não será um turismo banal, mas sim, um turismo permanente, que irá conjugar o potencial gigantesco que temos na região, que concentra as praias mais lindas do Brasil e o maior porto do mundo, no Hemisfério Sul’’, comentou o secretário, observando que até o final de maio próximo, a Secretaria de Ciência e Tecnologia concluirá a confecção de todo o material de propaganda do Circuito dos Fortes, que deverá ainda contar com um ônibus para transportar os visitantes.

O Circuito dos Fortes mostrará aos turistas a história da Fortaleza do Itaipu (Praia Grande), do século 20; Casa do Trem Bélico (Santos), século 17; Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Guarujá), século 16; Forte Augusto (Santos), século 17; Forte dos Andradas (Guarujá), século 20; Fortaleza do Itapema (Guarujá), século 16; Forte São João (Bertioga), século 16; e Forte São Felipe (Guarujá), século 16.

Autoridades destacam importância do roteiro

Os participantes do encontro realizado na Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande destacaram a importânia da nova atração turístico-cultural da região. ‘‘É importante para que as pessoas possam reviver a história do Brasil e da região. Muita gente desconhece a riqueza de nossa história. É uma grande iniciativa do Governo do Estado e das prefeituras’’, disse o prefeito de Guarujá, Maurici Mariano.

Para o prefeito de Itanhaém, Orlando Bifulco, que representou o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), prefeito Gilson Bargieri (Peruíbe), ‘‘O Circuito vai fortalecer ainda mais o turismo de toda a região metropolitana. Esse projeto dará um grande impulso aos municípios’’.

O diretor-executivo da Agem, Koyu Iha, explicou que, a partir de agora, todo o roteiro será preparado de forma organizada. ‘‘É a primeira vez que o Estado faz um trabalho turístico organizado em espaços que, na verdade, são patrimônios da União. Isso é muito bom’’.

O secretário de Assuntos Metropolitanos de Santos, Iberê Sirna, que representou o prefeito Beto Mansur, comentou que o Circuito dos Fortes é o resgate de um processo histórico da região. ‘‘E a UniSantos foi pioneira nesse processo, fazendo a parceria com a Prefeitura e o Estado, na restauração da fortaleza’’.

A reitora da UniSantos, Maria Helena Lamberti rassaltou o incentivo ao turismo histórico e cultural da região. ‘‘É o resgate do passado e dá visibilidade aos nossos patrimônios’’

Também participaram da solenidade o secretário-executivo estadual de Turismo, Marco Antonio Castello Branco; o secretário de Turismo de Guarujá, Heitor Gonzalez; e o general do Exército James Sinclair Mayer.