Caçapava vai inaugurar Galpão do Agronegócio

Jornal ValeParaibano - São José dos Campos - Terça-feira, 17 de agosto de 2004

ter, 17/08/2004 - 9h54 | Do Portal do Governo

Espaço para pequeno produtor deverá ser aberto este mês

João Carlos de Faria, de Caçapava

Finalmente o Galpão do Agronegócio de Caçapava, o primeiro a ser entregue pelo Governo do Estado há cerca de dois anos, será aberto para empreendedores, pequenas e médias empresas e empresários de pequeno porte do ramo de agronegócio do município.

A prefeitura local já está tomando as últimas providências, como a instalação de luminárias e de divisórias para, ainda nesta semana, publicar decreto contendo regimento interno e modelo de contrato, para depois abrir edital para a concessão dos boxes. ‘O prédio foi entregue à prefeitura somente em 19 de maio, a título provisório, por um período de três meses’, explica o gestor do Galpão, César Alvarenga. Este fato justificaria o longo período que o galpão — que tem área construída de 1.000 metros quadrados — permaneceu fechado, após ser inaugurado durante a campanha eleitoral do governador Geraldo Alckmin.

Os primeiros sete boxes, com 42 metros quadrados cada, já foram montados e serão ocupados por permissionários que, obrigatoriamente, terão de fazer pelo menos uma das fases de fabricação de seus produtos, no galpão. A outra parte, segundo Alvarenga, será destinada àqueles que necessitarem de áreas maiores e será dividida em função desse critério. ‘A idéia é que todo o processo seja feito dentro do galpão’, diz Alvarenga.

O gestor do Galpão afirma que já existem diversos interessados em ocupar o local, entre eles uma associação de apicultores, grupos de caprinocultores, produtores de cachaça e uma agroindústria que fabrica queijadinhas. ‘Os permissionários não pagarão nada pelo espaço, mas terão que se cotizar para fazer serviços de manutenção do local, como a limpeza e segurança’.

O funcionamento do Galpão do Agronegócio, segundo Alvarenga, será muito importante para o município, que tem 12% de sua população no meio rural, constituídos principalmente por produtores familiares. Além do espaço, os permissionários também terão assessoria técnica e logística através de programa que vai envolver vários departamentos da prefeitura, a Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae e algumas universidades.

Galpão já abriga empresa de pássaros

O Galpão de Agronégocio de Caçapava já está, na verdade, funcionando oficiosamente desde setembro do ano passado, quando, por comum acordo entre a Secretaria de Agricultura e a prefeitura, foi permitido ao microempresário Adilson Torres que ocupasse provisoriamente um espaço no galpão para instalação da empresa Zandonaide Alimentos para Pássaros, de sua propriedade.

A empresa fabrica 14 tipos de ração balanceada para pássaros, sendo a principal, a ração para trinca-ferro, espécie de pássaro de canto que é a especialidade de Torres, que já participou de vários torneios nacionais. A empresa, que já vende para vários Estados, começou com dois funcionários e hoje gera oito empregos diretos.

A marca Zandonaide, segundo o micro-empresário, é uma referência ao nome de um dos trinca-ferros de seu criatório, que já foi bicampeão brasileiro de canto e que hoje se encontra no Estado do Rio de Janeiro. Para Alvarenga, o crescimento da empresa é um bom indicativo de que, sendo bem administrado, o galpão trará muitos benefícios ao setor rural do município.