Butantan sugere mudar calendário de vacinação

Folha de S. Paulo

qui, 04/06/2009 - 8h08 | Do Portal do Governo

Pico da gripe é diferente nas regiões Norte e Nordeste

O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sugere a antecipação do calendário de vacina contra a gripe influenza sazonal para moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil para aumentar a cobertura vacinal.

Isaías Raw, presidente do Butantan, diz que estudos comprovam que se a vacina fosse aplicada no mesmo período em que são vacinados os moradores do hemisfério Norte, a eficiência seria muito maior, aumentando de 30% para 65%.

“Os moradores dessas regiões estão expostos às cepas que circulam nos países do hemisfério Norte. O pico da gripe, nesses casos, acontece nos meses de dezembro e janeiro. Quando eles são vacinados [em maio], a gripe já passou”, diz.

A composição das cepas das vacinas é definida pela Organização Mundial da Saúde, de acordo com os principais vírus que circularam no país. Normalmente as vacinas são diferentes nos dois hemisférios.

O brasileiro Wladimir Alonso, pesquisador do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, publicou um estudo em abril, ressaltando a importância da antecipação da vacinação.

O levantamento aponta que, entre 1999 e 2007, 78% das cepas presentes no hemisfério Sul também estavam no hemisfério Norte. “A diferença não é tão grande assim. Várias cepas continuam circulando nos dois hemisférios por vários anos.”

Para haver antecipação do calendário, é necessário aprovação do Ministério da Saúde, mas não está definida nenhuma mudança no calendário, segundo a assessoria.