Butantan iniciará testes de vacina contra gripe aviária em humanos

Folha de São Paulo

sex, 24/04/2009 - 10h17 | Do Portal do Governo

Brasil é o único país em desenvolvimento a avaliar imunização para a doença

O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, iniciará, no próximo semestre, os testes de uma vacina contra gripe aviária em humanos. De acordo com Isaías Raw, presidente do instituto, a vacina experimental produzida pelo Butantan já foi previamente testada em camundongos, apresentando resultados promissores. O Brasil é o único país em desenvolvimento a testar essa vacina.

Segundo Raw, o objetivo do Butantan é desenvolver uma vacina segura, eficaz e de baixo custo -que permita proteger o país no caso de uma possível pandemia de gripe aviária.

Ao todo, 30 pacientes farão parte da primeira etapa da pesquisa clínica. “Essa vacina não é para ser usada como rotina. Ela será utilizada apenas se a gripe aviária chegar ao Brasil. E nós temos a vantagem de o Brasil ser o último país do mundo a receber a gripe aviária [levando em consideração o ciclo de movimento das aves]”, diz Raw.

De acordo com Raw, o investimento se justifica porque o Brasil tem que estar preparado. “Se uma pessoa contaminada entrar no país em um avião, por exemplo, todos os passageiros terão de ser vacinados. E, para isso, precisamos ter a vacina.”