Butantã lançará soro antiofídico em pó em 2005

Agência Estado - Sexta-feira, 23 de julho de 2004

sex, 23/07/2004 - 12h09 | Do Portal do Governo

Produto está sendo testado em recrutas e tem maior prazo de validade. Também dispensa refrigeração

São Paulo – O Instituto Butantã vai anunciar na segunda-feira, na 6.ª Jornada de Doenças Tropicais do Baixo Amazonas, o primeiro soro antiofídico liofilizado (em pó) do Brasil. O produto está em fase de pesquisa desde 2001 com recrutas das Forças Armadas e será lançado em 2005.

‘Faltam poucas semanas para o final dos testes’, afirma Hisako Gondo, diretora de produção de soros do Butantã. Depois disso, ele será encaminhado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Validade e temperatura

Há duas vantagens do soro em pó em relação ao líquido. O tempo de validade é um deles. Enquanto o soro líquido tem duração máxima de dois anos, o em pó dura no mínimo cinco anos.

Mas a maior qualidade parece ser o fato de que ele não precisa ser refrigerado. ‘Em viagens, o pó pode ser levado a lugares onde não existe luz elétrica, como matas’, diz Hisako.

Diluído em água

Antes de ser injetado no organismo, o soro em pó deve ser diluído em água destilada. A água virá com o kit montado pelo Butantã. O usuário deverá ter apenas a seringa. Ainda não há previsão da quantidade exata de fabricação.

Ele será distribuído gratuitamente para todas as secretarias estaduais e municipais de Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia recomendado aos países tropicais que adotassem esse tipo de soro. Por enquanto, só a Europa desenvolveu o produto.

Adriana Dias Lopes