Brasil testará vacina contra câncer de ovário

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 4 de março de 2009

qua, 04/03/2009 - 9h23 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

O Brasil começará a testar em humanos uma vacina contra o câncer de ovário em seis meses, segundo o governo federal. O medicamento será usado para evitar que o tumor reapareça após a cirurgia.

O projeto, anunciado ontem no Instituto Butantan, em São Paulo, é um dos principais objetivos da Rede Brasileira de Pesquisa sobre o Câncer. O investimento público será de R$ 5 milhões por ano.

A vacina que será testada virá dos Estados Unidos, onde já é experimentada em pacientes com câncer de pulmão. A transferência da tecnologia será feita pelo Instituto Ludwig. “O tumor de ovário foi o escolhido no Brasil porque ele é frequente e agressivo”, diz Anamaria Camargo, pesquisadora do Ludwig em São Paulo e uma das coordenadoras da rede de pesquisa federal.

A droga americana será testada no país em combinação com um outro produto, produzido pelo Butantan. O chamado adjuvante (que aumenta a eficiência da vacina) está aprovado nos testes de laboratório. “Estamos prontos para começar os testes em humanos. Em relação à vacina, precisamos saber se ela funciona com a população brasileira”, diz Paulo Lee Ho, diretor do Centro de Biotecnologia do Butantan.

Além dos testes clínicos e de análises epidemiológicas da doença, a rede federal de pesquisa do câncer vai investigar ainda a genética dos tumores.

“Os [primeiros] sequenciamentos de uma amostra normal e de outra com tumor de mama ficarão prontos até junho”, afirma Ana Tereza Vasconcelos, do Laboratório Nacional de Computação Científica.

Com a união das duas linhas de estudo, a do laboratório e a dos testes clínicos, os cientistas esperam cercar com mais precisão os vários tumores.