Boris Belkin abre o mês de maio para a Osesp

Folha de São Paulo A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) inicia sua programação de maio com o violinista israelense de origem russa Boris Belkin, 60, que integra […]

qui, 01/05/2008 - 16h11 | Do Portal do Governo

Folha de São Paulo

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) inicia sua programação de maio com o violinista israelense de origem russa Boris Belkin, 60, que integra o primeiríssimo escalão mundial de seu instrumento. Ele fará, sob a regência do chileno Victor Hugo Toro, regente assistente da orquestra, o “Concerto n.º 1” de Dmitri Chostakovich (1906-1975), peça concluída em 1948.

Belkin é um velho conhecido do público brasileiro. Apresentou-se por aqui cinco vezes nos últimos dez anos, a última delas em 2004, com o Mozarteum.

Esteve também por duas vezes no Festival de Inverno de Campos do Jordão. As três récitas, de hoje a sábado, trarão a estréia de “Desen-redo”, que a Osesp encomendou ao compositor carioca João Guilherme Ripper, uma peça de 17 minutos com motivos harmônicos nordestinos, e, de Maurice Ravel, a conhecida e dificílima suite “Daphnis et Chloé”, peça para balé estreada por Vaslav Nijinsky.

Nas duas semanas seguintes, a orquestra deveria ser regida pelo francês Michel Plasson, que, por motivos de saúde, não pode viajar. Mas um outro regente de competência semelhante, o também francês Yan Pascal Tortelier (aliás, filho do violoncelista Paul Tortelier), vai substitui-lo. Ele foi o principal regente da Orquestra Filarmônica da BBC, de 1991 a 2003. Franceses

O primeiro programa, dos dias 8 a 10, terá como solista o violinista polonês Kuba Jakowicz. Serão três peças de compositores franceses, “Ma Mère l’Oye” (Maurice Ravel), “Sinfonia Espanhola” (Édouard Lalo) e a “Sinfonia n.º 3” (Camille Saint-Saëns). Esta última, em que o órgão é instrumento solista, é uma peça magnífica e emotiva. Foi apresentada pela última vez em São Paulo em 1999, pela Orquestra Experimental de Repertório. Também será de compositores franceses o segundo programa a ser regido por Tortelier, entre os dias 15 e 17, com a abertura de “O Corsário” (Hector Berlioz), “Sinfonia n.º 1” (Georges Bizet) e “Sinfonia em Ré Menor” (César Franck).

Entre os dias 22 e 24, a Osesp será regida pelo maestro suíço Mario Venzago e terá como solista, no “Concerto n.º 25” de Mozart, o francês Michel Dalberto, ele também do primeiro time mundial do piano. No programa, ainda, a “Sinfonia n.º 7” de Anton Bruckner, concluída em 1883 -ano da morte de Richard Wagner, a quem o compositor austríaco admirava- e que tem no adagio uma espécie de marcha fúnebre que o homenageia.

Por fim, entre os dias 29 e 31, a orquestra será regida pelo espanhol Pablo Gonzáles e trará como solista o pianista chinês Chun Wang, de 17 anos, que, no ano passado, venceu o Concurso Villa-Lobos. Ele será o solista do “Concerto n.º 1” de Franz Liszt. No programa, também “Insônia”, do brasileiro Francisco Braga, e “Quadros de uma Exposição”, de Modest Mossorgsky e orquestração de Maurice Ravel.

OSESP, EM MAIO

Quando: quintas e sextas, às 21h, e sábados, às 16h30

Onde: Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, s/n.º; tel. 3223-3966)

Quanto: de R$ 28 a R$ 98