Bom exemplo

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 21 de junho de 2004

seg, 21/06/2004 - 9h09 | Do Portal do Governo

Editorial

Se as iniciativas de sucesso devem ser copiadas, seria oportuno que os dirigentes da Febem, em todo o Estado, observassem detidamente o desempenho da unidade de Guarujá, para ver se os métodos ali utilizados podem ser aplicados nos demais centros da instituição. É uma situação cuja comprovação não exige mais do que dois indicadores, conforme relatado por este jornal: os casos de reincidência atingem apenas 2,85% dos internos, contra 19% da média estadual; e há 26 meses não se registra nenhuma fuga em Guarujá.

Há dois fatores apontados como determinantes desse resultado, e não parece haver dúvidas a respeito. Um deles, o número de internos é adequado, ou seja, compatível com as instalações, não havendo portanto superlotação. Isto faz uma grande diferença. Outro motivo, da maior importância, é que em Guarujá se tem dado aos menores um tratamento humano, e realmente ressocializante. ‘Nós os conhecemos pelo nome’, disse um psicólogo que lá trabalha. Em termos de valorização individual, é algo também fundamental.

Em resumo, o que fica patente é que solução para as contínuas crises e rebeliões na Febem existe, sim. Basta fazer as coisas certas, como elas devem ser feitas. Nesse sentido, a unidade de Guarujá é de fato um bom exemplo a ser seguido.