Bolsa Universidade atenderá a 1 mil alunos

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

qui, 18/12/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou, na manhã de ontem, na presença do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, um protocolo de intenções com as universidades e faculdades particulares da Baixada Santista. O acordo entre as instituições e o Governo do Estado contempla o projeto Bolsa Universidade, que estará disponibilizando mil vagas para estudantes universitários na região.

Elaborado dentro do Programa Escola da Família, o projeto visa facilitar o acesso — de forma gratuita — de jovens ao ensino superior. Através de bolsas concedidas em convênios com universidade e faculdades particulares, a Secretaria de Estado da Educação oferece 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto máximo de R$ 267,00, sendo o resto complementado pelas instituições.

Em troca do estudo gratuito, o universitário presta serviços voluntários dentro das atividades disponíveis no Programa Escola da Família, desenvolvido em unidades escolares da rede estadual. ‘‘Temos seis mil escolas em todo o Estado, que ficavam fechadas ao finais de semana. Com o programa, cerca de sete milhões de jovens, de 645 municípios e suas respectivas comunidades foram beneficiados’’, destacou Alckmin.

No ano que vem, para ter direito à bolsa, o aluno terá que comprovar que frequentou o Ensino Médio em escolas da rede pública. Além disso, a condição social do candidato também será analisada. ‘‘Em locais em que houver excesso de candidatos, será aplicado um critério técnico que favorecerá aquele que tiver a menor renda’’, adiantou Chalita.

O protocolo, que foi assinado na EE Marquês de São Vicente, contou com a adesão de instituições regionais pertencentes ao Escola da Família. Entre elas: Universidade Católica de Santos (UniSantos), Universidade Santa Cecília (Unisanta), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) e Fundação Lusíada (Unilus).

As faculdades Bertioga, do Litoral Sul Paulista, Integração e a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) também assinaram o protocolo.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários de Estado Francisco Prado (Emprego e Relações do Trabalho), Cláudia Costin (Cultura); o presidente da Cetesb, Rubens Lara; o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) e a deputada federal Telma de Souza (PT). Representantes de Diretorias de Ensino, professores e alunos da EE Marquês de São Vicente também participaram do evento.

Inscrições

Chalita adiantou ainda que as inscrições para o projeto Bolsa Universidade poderão ser efetuadas a partir do próximo mês, pela internet, através do site www.escoladafamilia.sp.gov.br.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar três escolas próximas de sua residência, além da instituição em que pretende estudar. Aqueles que forem selecionados, serão treinados e capacitados. A carga horário de trabalho exigida será de 16 horas em cada final de semana (8 horas aos sábados e 8 aos domingos). A bolsa será concedida durante todo o período letivo.

Febem

Também durante a ocasião, o governador assinou um protocolo de intenções com a empresa McDonald’s, com o objetivo de possibilitar a contratação de menores assistidos pela Febem. ‘‘Em São José do Rio Preto, os funcionários de destaque nos meses de setembro e outubro foram ex-internos da Febem. Isso é uma prova de um trabalho de reeducação e ressocialização’’, reforçou Alckmin.

EE dos Andradas

Um grupo de professores da EE dos Andradas fez uma pequena manifestação contra a municipalização da escola, pretendida pela Prefeitura. Em cartazes, os educadores pediam para que a escola mantivesse sua história. ‘‘Se a escola for municipalizada, o que será feito do Ensino Médio? Estamos entregando um ofício ao Chalita, para que negue o pedido’’, explicou a professora Olga Galati.

A municipalização da unidade foi solicitada pelo prefeito Beto Mansur, na terça-feira, ao governador. A intenção dele é transformar a escola em um complexo educacional.

Saiba mais

O programa Escola da Família é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Abrange os 645 municípios do Estado e beneficia cerca de sete milhões de jovens, nas mais de cinco mil escolas abertas aos finais de semana. Recebe o apoio de diferentes organizações da sociedade civil, como o Instituto Ayrton Senna.