Bolsa de compras chega a municípios

Gazeta Mercantil - Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

sex, 13/02/2004 - 9h14 | Do Portal do Governo

Ferramenta eletrônica usada pelo governo de São Paulo é expandida para 48 prefeituras; meta é atingir 200 cidades

Camila Teich, de São Paulo

A Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), sistema informatizado que apura o menor preço de materiais adquiridos pelo setor público, começa a ser expandido para os municípios paulistas. Usada pelo governo do Estado há três anos, a ferramenta será implantada inicialmente em 48 prefeituras paulistas, mas a meta da Nossa Caixa, banco estatal que atua como agente financeiro da BEC, é de que pelo menos 200 cidades de São Paulo instalem o sistema até o fim deste ano.

‘As vantagens da bolsa estão associados à transparência das compras dos municípios e à redução de custos operacionais e preços’, afirma o gerente do departamento de Municípios e Agronegócios da Nossa Caixa, José Carlos de Oliveira. Desde a sua implementação na administração estadual, em 2000, a ferramenta resultou numa economia de mais de 20% em relação ao que era gasto anteriormente. De janeiro a dezembro do ano passado, foram concretizados 21 mil negócios pelo sistema, totalizando um montante de R$ 106,5 milhões. Utilizada para compras com dispensa de licitação, cujo limite de gasto é de R$ 8 mil, a BEC é operada via internet. O comprador autoriza uma oferta de aquisição e automaticamente é gerado um e-mail para todos os cadastrados do material solicitado. O fornecedor acessa as páginas de lances e faz sua oferta, em um dia previamente agendado. O vencedor será aquele que oferecer o melhor preço durante o tempo válido da cotação.

Mais de 40 mil fornecedores

Atualmente, 46 mil fornecedores estão cadastrados, criando um catálogo de 20 mil itens que contém o valor médio das últimas compras realizadas. Oliveira explica que a extensão da bolsa eletrônica para as prefeituras possibilitará o aumento no número de fornecedores, o que estimulará ainda mais a concorrência.

Para o gerente, a instalação da ferramenta permitirá também que as empresas que fornecem produtos para os 48 municípios ampliem suas oportunidades de negócios, além de aumentar a interação com a administração pública. ‘ Uma companhia de Pereira Barreto, por exemplo, pode se cadastrar na bolsa e participar do processo de compra em todo o estado’, comenta o executivo, ao acrescentar que o sistema também viabiliza a participação das micro e pequenas empresas, uma vez que desburocratiza o processo de habilitação do fornecedor.

Campanha para divulgação

Segundo Oliveira, a idéia para a expansão do sistema partiu do próprio governador do Estado, Geraldo Alckmin. O executivo conta que a ampliação foi anunciada em um congresso de municípios no segundo semestre do ano passado. A partir disso, a Nossa Caixa – que será responsável pela liquidação financeira das operações efetuadas – iniciou uma campanha interna e externa para divulgar a bolsa eletrônica de compras. As primeira ações resultaram na adesão dos 48 prefeituras, que já assinaram ontem o termo de adesão à BEC com a Nossa Caixa. ‘Agora as cidades precisam se cadastrar na Secretaria da Fazenda para ter o sistema implementado’, afirma Oliveira.

O próximo passo, explica o gerente, é fazer uma divulgação maciça no próximo encontro dos municípios, marcado para o final de março. ‘Pelos menos uma centena de prefeituras já demostraram interesse’, afirma. A expectativa é de que outras 150 cidades instalem a ferramenta ainda em 2004.