Blitz vasculha cidades do litoral norte de SP

Folha de S. Paulo - 14/3/2003

sex, 14/03/2003 - 9h00 | Do Portal do Governo

Maria Teresa Moraes, da Folha Vale


A operação durou oito horas e fechou o acesso a vários morros da região,
visando combater o crime organizado

Uma operação mobilizou ontem 236 policiais civis, 186 deles do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), em três cidades do litoral norte de São Paulo, fechou por duas horas o acesso a vários morros da região e resultou na prisão de 13 pessoas.

A blitz, que durou cerca de oito horas, teve o apoio de 56 carros e de um helicóptero da Polícia Civil e foi desencadeada nas cidades de São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba, as três maiores do litoral norte paulista.

Batizada de Operação Sufoco, essa foi a primeira ação realizada neste ano pelo Deic, que escolheu o litoral norte pelo fato de a região ter apresentado um aumento da violência no ano passado acima do verificado em todo o Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o número de homicídios lá aumentou de 72 para 98 em 2002, comparado ao ano anterior. No Estado, o número caiu de 3.089 para 2.979 homicídios.

Segundo o Deic, a operação será realizada em outras regiões do Estado com altos índices de violência, a começar pela região de Campinas.

Acesso fechado

Durante a blitz de ontem, os acessos às principais favelas da região foram fechados, cerca de 350 carros foram revistados e 200 estabelecimentos comerciais foram inspecionados.

Além dos bairros de periferia, foram bloqueados trechos urbanos da rodovia Rio-Santos (SP-55), entre Caraguatatuba e São Sebastião, e em Ubatuba, na saída para Parati (RJ).

De acordo com Godofredo Bittencourt, diretor do Deic, a operação tem como objetivo diminuir os índices de criminalidade por meio do entrosamento entre a polícia local e profissionais especializados no combate ao crime organizado.

‘O litoral norte merece uma atenção especial porque recebe uma população flutuante muito grande durante o verão e porque sabemos que sequestradores e assaltantes de banco utilizam a região para se esconder da polícia’, disse Bittencourt.

Segundo o delegado titular de Caraguatatuba, Fábio de Carvalho Joaquim, um grupo de policiais do Deic vai permanecer na região nos próximos 15 dias para auxiliar nas investigações de crimes. ‘O serviço de inteligência do Deic vai desenvolver um trabalho com o efetivo do litoral com o propósito de trocar experiências e reciclar técnicas de combate ao crime’, disse.