Blitz fecha bares à beira da Billings

Diário do Grande ABC - Santo André - Sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

sex, 30/01/2004 - 12h30 | Do Portal do Governo

Rodrigo Cipriano

Em uma grande operação que teve início na noite de sábado e se estendeu até a tarde de quarta-feira, a Polícia Ambiental fechou sete dos 17 bares e restaurantes construídos irregularmente às margens da represa Billings, em São Bernardo.

O comércio faz parte da rota do peixe, que se estende ao longo da Estrada Velha de Santos e, aos fins de semana, atrai até dez mil visitantes. Os estabelecimentos ficam a menos de 50 metros da represa e, segundo a polícia, estariam exercendo “atividade potencialmente degradadora”.

A operação teve como base uma denúncia anônima feita por moradores próximos à Estrada Velha para a Polícia Ambiental.

Os primeiros alvos da fiscalização foram os três restaurantes flutuantes da rota do peixe, autuados na noite de sábado. Três dias depois, na terça-feira, outros três, construídos próximos da Billings, também foram obrigados a abaixar as portas.

A última interdição ocorreu na quarta à tarde, quando a polícia flagrou mais um bar funcionando irregularmente na margem da represa.

Segundo o tenente Rogério Lemos de Toledo, comandante do pelotão ambiental responsável pelo Grande ABC e zona Leste da Capital, que coordenou a operação, os fechamentos se deram pelo fato de nenhum dos estabelecimentos possuir licença para exercer atividades comerciais no entorno da Billings.

Com base nisso, os donos dos bares e restaurantes interditados também foram multados em R$ 1,1 mil cada, e devem responder processo a criminal, que pode culminar em pena de reclusão de seis meses a um ano.

Donos de outros dez estabelecimentos da rota do peixe, igualmente sem licença para funcionar, baixaram suas portas antes mesmo da chegada da Polícia Ambiental. “Quando percebi o que estava ocorrendo com os outros, resolvi fechar para evitar a multa”, afirmou André Schroeder, dono do Submarino Amarelo, um dos principais bares daquele trecho da Estrada Velha.

Segundo o tenente Toledo, esses estabelecimentos, desde que permaneçam fechados, não devem ser multados. Com a operação, boa parte do comércio da rota do peixe deixou de existir.