Blitz apreende contrabando na Santa Ifigênia

Jornal da Tarde - Terça-feira, dia 8 de agosto de 2006

ter, 08/08/2006 - 10h57 | Do Portal do Governo

Esse foi o valor das mercadorias apreendidas nas lojas de eletroeletrônicos por falta de nota fiscal e comprovantes de pagamento de impostos. Operação deve continuar

FERNANDA ARANDA, fernanda.aranda@grupoestado.com.br

As lojas da Rua Santa Ifigênia, Centro, foram alvo de mais uma fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda, na tarde de ontem. Na chamada Operação Ventania, cinco estabelecimentos da rua foram autuados e tiveram aparelhos eletrônicos apreendidos . O valor da mercadoria contrabandeada ou sem nota fiscal foi estimado em R$ 600 mil.

A blitz teve duração de mais de nove horas, entre 9h e 18h. “Apenas em uma loja, na altura do número 200, verificamos que todos os produtos estavam sem nota fiscal ou com documentos falsos”, afirmou o delegado da regional tributária da Lapa, Zona Oeste, Sérgio Mazone, um dos coordenadores da Operação Ventania .

“A maioria dos computadores, aparelhos de som e televisores era importada e, por isso, será encaminhada à Receita Federal.”

Além do material das lojas, foram apreendidos também dois caminhões tipo baú – com cerca de 50 metros cúbicos cada um – carregados de equipamentos de áudio e vídeo, como toca-CDs, MP3, televisores de plasma e videocassetes.

A força-tarefa de fiscalização foi constituída por cerca de 70 agentes públicos, entre técnicos da Receita Federal, agentes fiscais de Renda do Estado e fiscais da prefeitura, apoiados pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar.

As mercadorias não tinham nota fiscal, alguns eram produtos de pirataria e também de contrabando, sem o recolhimento de impostos como IPI e ICMS.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, ainda não há um balanço do montante do crédito tributário deixado de ser pago aos cofres públicos, por conta dos eletroeletrônicos vendidos na Santa Ifigênia.

Ainda segundo a secretaria, nos próximos dias serão aplicadas as multas contra os estabelecimentos em que foram encontrados produtos irregulares.

O delegado Mazone garantiu que a Operação Ventania vai se estender por todo o Estado, com base nas informações do Serviço de Inteligência da Receita Federal. Mas Mazone informou que ainda não é possível dizer que locais serão fiscalizados. “Como o próprio nome da blitz sugere, não sabemos para onde ela vai e nem quando será. Mas ela chegará em todos os lugares, assim como o vento”, contou.