Biografia celebra os 80 anos de Fernanda Montenegro

Destak

qui, 29/10/2009 - 7h58 | Do Portal do Governo

Para celebrar seus 80 anos, completados dia 16 de outubro, Fernanda Montenegro acaba de ganhar uma biografia escrita pela jornalista Neusa Barbosa. Junto, foram lançados também outros 38 livros, que fazem parte da coleção Aplauso. Entre os títulos estão as biografias de Tônia Carrero, Cecil Thiré e Mazzaropi. O evento fez parte da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

Nascida no Rio de Janeiro, em 1929, a atriz foi batizada como Arlette Pinheiro Esteves da Silva. O nome artístico foi adotado para assinar os programas culturais que produzia na Rádio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), onde começou sua carreira. 

Em 1945, Fernanda Montenegro fez um curso de radialistas na Rádio do MEC. Dois meses depois, foi contratada como locutora, apresentando uma programação musical e sobre literatura brasileira. 

No teatro, a atriz se apresentou aos 8 anos em uma peça chamada Os Dois Sargentos, montada na paróquia que frequentava com a família, no subúrbio do Rio. 

Com 16 anos, fez um papel pequeno no espetáculo Natasha, criado por colegas da faculdade de Direito. Após outras montagens encenadas no Rio, Fernanda juntou-se aos Artistas Unidos e, em 1954, chegou em São Paulo, onde ficou até 1959. 

No cinema, participou de longas como A Falecida. Em 60 anos de carreira, Fernanda já fez 56 peças, 20 novelas e 16 filmes, além de ser a única brasileira indicada ao Oscar de melhor atriz – por Central do Brasil. lImprensa Oficial do Estado R$ 30 e R$ 15 (versão de bolso).